INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

GEOGRAFIA

O Município de Conceição da Barra possui uma área de 1.184,944 km², correspondendo a cerca de 2,25% do território do Espírito Santo.

CLIMA

O clima é tropical, como em toda região litorânea. Na maioria dos meses do ano, existe uma pluviosidade significativa, existindo uma curta época de seca e não muito eficaz. O clime é classificado com Am segundo Köppen e Geiger. Sua temperatura média é de 24 °C e sua pluviosidade média anual é de 1333mm. O mês mais seco é Agosto com 59mm. Apresentando uma média de 185 mm, o mês de Dezembro é o mês de maior precipitação. Com uma temperatura média de 26.3 °C, fevereiro é o mês mais quente do ano. Ao longo do ano, Julho tem uma temperatura média de 21.7 °C. Durante o ano é a temperatura média mais baixa. (fonte: climate-data.org).

     

VEGETAÇÃO

Devido à localização do município, os solos predominantes são: o latossolo vermelho/amarelo distrófico e argissolo vermelho/amarelo distrífico, ambos com fertilidade variando de média a baixa e pH entre 5.0 a 5.5, possui 96,97% de suas áreas com declive abaixo de 30%.

Apesar da davastação de nossas matas para plantação de outros culturas, temos ainda reservas importantes como a Reserva Florestal do Riacho Doce no Vale do Itaúnas. As Unidade de conservação existentes são: a Reserva Biológica do Córrego Grande, com área de 1.508 ha; Floresta Nacional do Rio Preto – FLONA Rio Preto, com destaque para trilhas, lagoas e ambiente para pássaros em fase de readaptação, com 2.830 ha; o Parque Estadual de Itaúnas com uma estação ecológica que desenvolve importante pesquisa sobre a desova da tartaruga do Projeto Tamar, com 3.150 ha e uma Área de Proteção Ambiental (APA) com 7.728 ha.

Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APA Conceição da Barra) - Criada a partir do Decreto 7.304-E de 13 de novembro e 1998 com 7.500 hectares, a APA (Área de Proteção Ambiental) é administrada pela SEAMA em parceira com Departamento de Meio ambiente da Prefeitura Municipal. Tem por objetivo a proteção da vida silvestre, manutenção de bancos genéticos e espécies raras da biota regional e demais recursos naturais, através da adequação e orientação das atividades humanas.

Reserva Biológica do Córrego Grande - criada em 1989, possui 1.504ha sendo administrada pelo IBAMA. Destina-se a preservação integral da biota e demais atributos naturais, sem interferência humana direta ou modificações ambientais. Seu principal ecossistema, a Mata Atlântica, vem sendo preservada e recuperada na sua diversidade biológica.

Floresta Nacional do rio Preto (FLONA Rio Preto) - criada pelo Decreto 98.845 em 17 de janeiro de 1990, possui 2,830ha e também é administrada pelo IBAMA. Possui um centro de visitas aberto ao público com infraestrutura para atividades recreativas e de lazer ligada à natureza. Realiza-se um trabalho de proteção de espécies nativas destinadas a produção econômica sustentável da madeira e outros produtos florestais. Existe uma preocupação constante com a proteção dos recursos hídricos, pesquisa, estudos e manejo da fauna silvestre.

Parque Estadual de Itaúnas - Reconhecido como Patrimônio da Humanidade, o Parque Estadual de Itaúnas, criado pelo Decreto 4.967-E de 8 de novembro de 1991, possui 3.200ha com uma gama variada de ecossistemas, como praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rios e dunas. Destina-se a preservação ambiental, atividade cientifica, pesquisas educacionais, recreativas e lazer. Possui 25 km de praia, sendo três destes reservados ao uso público com infraestrutura de quiosques para atendimento ao visitante, trilhas monitoradas abertas ao público, além de passeios de barco e caiaque pelo rio Itaúnas e Alagado. (Fonte: INCAPER ES)

RELEVO

Formado de Planície. Destaca-se a Gruta do Balão com uma extensão de aproximadamente 30m e fica localizada no sertão de Itaúnas.

HIDROGRAFIA

Conceição da Barra é servida por duas Bacias Hidrográficas Capixabas, que são elas: A Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas e a Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. Seus principais rios são:

SÃO MATEUS - (Antigo Cricaré), é formado pela confluência dos Rios Cotaxé, Rio do Norte ou São Mateus Braço Norte, com 244km de extenção e cabeceira localizada em Ouro Verde (MG), e São Mateus, também conhecido com Cricaré, Braço Sul ou São Mateus Braço Sul, tendo sua cabeceira em Itambacuri (MG) e 188 km de extensão. O Rio São Mateus deságua no Oceano Atlântico, na parte Sul da Sede do Município.

ITAÚNAS - é o mais setentrional dos rios espírito-santense. Nasce em Minas Gerais e deságua no Oceano Atlântico banhando o norte da cidade e formando a barra da Guaxindiba. São seus afluentes: Córrego do caboclo, Barreado, Palmeira, Angelim e Preto.

SÃO DOMINGOS - Nasce na lagoa dos Anjos, neste município. São seus afluentes: os córregos: Fundo, Mota e outros. Deságua no Rio São Mateus (Cricaré).