INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS

ADMINISTRAÇÃO

Sendo elevada a Vila em 1831, a Vila da Barra de São Mateus passou a tomar parte na vida política.

Em 1833, realizou-se eleições para escolha de vereadores e entre os eleitos foi o escolhido o Presidente da Câmara, a quem cabia à responsabilidade de administrar o Município.

Eleito os vereadores, a escolha do Presidente da Câmara recaiu no Padre Manoel dos Santos Pereira.

O Presidente da Câmara recebia então a denominação de intendente e o local de trabalho chamava-se Intendência.

Outros Intendentes que administravam a Vila foram: Ricardo Pinto Liberato; Antônio Mendes de Oliveira; Bernardino José de Oliveira. Recebendo foros de cidade em 1891, por muitos anos ainda, continuou a ser administrada por intendentes até 1922.

Nesse período foram intendentes: José Pinheiro da Silva; Bernardino José de Oliveira; José Ambrósio Benso; Benevides Lima Barbosa; Hermínio Poyares; Manuel Antônio de Oliveira; Bernardino de Oliveira Filho; Benevides de Lima Júnior; Adolpho Serra.

Em 1922, houve eleições para prefeito, tendo o influente político Bernardino de Oliveira Filho, apresentando o Sr. Astrogildo Carneiro Setúbal, como candidato a prefeito.

O primeiro prefeito eleito do município foi o então, Astrogildo Carneiro Setúbal que governou até 1927, quando eleito o Sr. Manuel Antônio de Oliveira, que não chegou a cumprir todo o seu mandato devido a Revolução de 1930.

De 1930 até 1947, não houve eleições. Nesse período, os Governadores eram nomeados pelo Presidente da República e os Prefeitos pelos Governadores. Os Governadores e Prefeitos nomeados recebiam o nome de Interventores.

Os interventores do nosso Município foram: Ely Cardoso; Osvaldo Moura Neves; Vindilino de Mattos Lima; Dr. Mário Vello Silvares; Edgard Cabral da Silva.

Com o fim do Estado Novo e a volta da democracia, recomeçaram as eleições. E o povo depois de 17 anos, pode escolher seus representantes.

No dia 2 de Dezembro de 1947, houve eleições para escolha de prefeitos e vereadores. Foi eleito para prefeito o Sr. Bento Daher e a câmara de vereadores ficou assim constituída: Dr. Mário Vello Silvares, Vindilino de Mattos Lima, José Nunes da Silva Júnior, Theófilo Cabral e Álvaro Lyra.

Bento Daher tomou posse no dia 31 de Dezembro do mesmo ano e deixando o cargo no dia 31 de Janeiro de 1951 assumindo o candidato eleito Ítalo Benso.

Ítalo Benso tomou posso no dia 31 de Janeiro de 1951 e deixou o cargo em 31 de Janeiro de 1955 assumindo novamente o Sr. Bento Daher.

Bento Daher tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1955 e deixou o cargo em 31 de Janeiro de 1959 assumindo o Dr. Edward Abreu no Nascimento.

Edward Abreu do nascimento tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1959 e deixou o cargo no dia 31 de Janeiro de 1963 assumindo Dr. Mário Vello Silvares.

Dr. Mário Vello Silvares foi eleito prefeito, porém seu estado de saúde não permitiu que fosse empossado, substituindo-o o Sr. Edgard Cabral da Silva, vice-prefeito. Com o falecimento de Dr. Mário Vello, em junho de 1964 o Sr. Edgard Cabral assumiu definitivamente o cargo que renunciou devido a uma série de fatores que envolveram sua administração, assumindo então a prefeitura o Sr. Gastão Kock da Cunha que na ocasião era o Presidente da Câmara de Vereadores, deixando o cargo em 31 de Janeiro de 1967.

José Luiz da Costa tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1967 e deixando o cargo no dia 31 de Janeiro de 1971, assumindo para o seu terceiro mandato o Sr. Bento Daher.

Bento Daher tomou posse em 31 de Janeiro de 1971 e deixando no dia 31 de Janeiro de 1973, assumindo o Sr. Gentil Lopes da Cunha.

Gentil Lopes da Cunha tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1973 e deixou no dia 31 de Janeiro de 1977, assumindo o cargo o Sr. Humberto de Oliveira Serra.

Humberto de Oliveira Serra tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1977 e deixou o cargo no dia 31 de Janeiro de 1983, assumindo o Dr. Aluízio Feu Smiderlle.

Aluízio Feu Smiderlli tomou posse no dia 31 de Janeiro de 1983 e após 3 meses de governo faleceu num acidente automobilístico junto com sua família deixando apenas uma única filha que não estava no carro. Com a morte do Dr. Aluízio Feu Smiderlle tomou posse seu vice-prefeito o Sr. Oribes Storch.

Oribes Storch tomou posse em 1983 e deixou o cargo em 1988, assumindo o Sr. Humberto de Oliveira Serra.

Humberto de Oliveira Serra tomou posse em 1989 e deixou em 1992, tomando posse o Sr. João Alves dos Santos.

João Alves dos Santos assumiu em 1992 e deixou no mesmo ano, tomando posse o Sr. Mateus Vasconcelos que assumiu no dia 1 de Janeiro de 1993 deixando o cargo em 1 de Janeiro de 1997, assumindo o cargo Dr. Nélio Ribeiro Nogueira.

Nélio Ribeiro Nogueira tomou posse em 1 de Janeiro de 1997, deixando o cargo em setembro de 2000 por impeachment, assumindo o Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Edmundo Noberto, devido a renúncia do Vice-Prefeito em tempos anteriores.

Edmundo Noberto assumiu em Outubro de 2000 deixando o cargo em 1 de Janeiro de 2001, assumindo o Sr. Francisco Carlos Donato Júnior.

Francisco Carlos Donato Júnior tomou posse no dia 1 de Janeiro de 2001 deixando o cargo em 1 de Janeiro de 2005, assumindo o Sr. Manoel Pereira da Fonseca.

Manoel Pereira da Fonseca tomou posse em 1 de Janeiro de 2005, ao qual terminou o seu mandato em 31 de dezembro de 2008.

Jorge Duffles Andrade Donati tomou posse em 1 de Janeiro de 2009 terminou o seu mandato em 31 de Dezembro de 2012. Reelegeu-se, sendo o primeiro Prefeito reeleito na história de Conceição da Barra, e terminaria seu mandato no dia 31 de dezembro de 2016, mais veio a falecer no dia 03 de novembro de 2016, e assumindo o cargo a Vice-Prefeita Adélia Adélia de Mattos Pereira Marchiori, sendo também a primeira mulher a governar o Município, ficando no cargo de 03 de novembro a 31 de dezembro de 2016.

Francisco Bernhard Vervloet tomou posse no dia 01 de janeiro de 2017, e é o atual Prefeito Municipal ao qual termina o seu mandato em 31 de Dezembro de 2020.

EDUCAÇÃO

Apesar de colonizada por portugueses, Conceição da Barra não teve uma vida cultural nos padrões europeus. Não possuía escolas e a aprendizagem era feita com professores particulares e no lar, através de jornais, revistas e cartilhas, etc. Entretanto, mesmo sem infraestrutura na área de educação, Conceição da Barra teve filhos que se tornaram poetas, escritores, músicos e pintores.

Em 1856, surgiu a primeira escola da sede do município. Funcionando com classes femininas e masculinas. E mais tarde foi criada a Escola no distrito de Itaúnas.

Em 1938, as escolas situadas na sede do município, agruparam-se, transformando-se em Escolas Reunidas de Conceição da Barra, sob administração da professora Aldina Serra Daher. O nível de ensino foi melhorando graças ao interesse que os professores leigos, demonstravam em aperfeiçoar-se, fazendo cursos em Vitória e em outros municípios.

Em 1942, as Escolas Reunidas, transformaram-se em Grupo Escolar como a denominação de Grupo Escolar "Augusto Carvalho". A primeira diretora foi a Srtª. Maria da Glória Cunha, normalista, que concluiu seus estudos no Colégio do Carmo em Vitória.

Para atender a clientela na faixa etária escolar, fez-se necessária a criação de uma nova escola. E em 1952, Conceição da Barra recebia do Governo do Estado o seu primeiro prédio escolar, sob a denominação de Grupo Escolar "Professor Joaquim Fonseca".

Essa denominação foi em homenagem ao professor que dedicou grande parte de sua vida, a ensinar a juventude barrense. Em 1958, foi criado o Ginásio em Conceição da Barra, sob a dependência administrativa da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos. Este sonho tornou-se realidade graças ao Dr. Christiano Dias Lopes Filho, na época, presidente da entidade no estado, atendendo pedido de amigos e correligionários.

Os cursos de Habilitação para o Magistério e Técnico em Contabilidade, foram criados em 1970, na gestão do prefeito José Luiz da Costa. Em 1973, o prefeito Gentil Lopes da Cunha, fez uma restauração na parte administrativa, criando, pela Lei 1.055/73, vários departamentos, com a finalidade de descentralizar os encargos que envolve uma administração.

Foi então, criado o Departamento de Educação, que tinha como finalidade dar assistência as Escolas e prepará-las para a municipalização. O primeiro diretor do departamento foi o Sr. Álvaro Feu Smirdelle, logo depois substituído, pela Srª. Maria Gilder Benso Ganem. Ainda em 1973, foi construída e inaugurada na sede do município mais um estabelecimento de ensino, denominado Escola de 1º Grau "Prof. Benevides de Lima Barbosa". Numa homenagem ao ilustre professor e poeta barrense.

Assumindo a prefeitura em 1977, o Sr. Humberto de Oliveira Serra, reformulou a estrutura administrativa da prefeitura. O Departamento de Educação também passou a ter outra estrutura. Foi divido em: Setor de Ensino de 1º Grau, Setor de Ensino de 2º Grau, Seção Cultural.

O Departamento de Educação é um órgão de assessoramento a política educacional, competindo-lhe ainda, elaborar convênios com órgãos federais e estaduais. Em fim o órgão tem amplos poderes para desenvolver amplo e irrestrito trabalho no setor de Educação. Atualmente o Departamento de Educação é chamado de Secretaria Municipal de Educação.

Conceição da Barra conta segundo o censo de 2015 com 23 escolas de Ensino Fundamental, sendo 6 estadual, 17 municipal. 03 Escolas de Ensino Médio, todas estaduais. 17 Unidades Pré-Escolares, todas municipais. (IBGE 2015)

SAÚDE

Conceição da Barra sempre foi um município carente na área de saúde. Por muitos anos a população barrense viveu sem assistência médica. Sendo tratados por boticários práticos que lhes receitavam e preparavam os remédios.

O primeiro profissional que se fixou em Conceição da Barra foi o Dr. Mário Vello Silvares, que chegou em março de 1943, enfrentando todas as dificuldades de uma cidade interiorana, de difícil acesso a centros maiores, dedicando-se a sua profissão.

Nessa época o município não possuía hospital nem posto de saúde. Contava apenas com o ambulatório do Pai João, onde funcionava a Serraria da Companhia Industrial de Madeira (CIMBARRA), onde eram atendidos os operários e suas famílias. Mesmo assim, por muitas vezes, nesse ambulatório, o Dr. Mário atendeu muitas pessoas e salvou vidas. Com a inauguração do posto de saúde, foi-lhe entregue a chefia do mesmo. Mais tarde, um convênio com a L.B.A, permitiu que fosse fundada a Maternidade Nossa Senhora da Conceição.

A construção do hospital teve início em 1970, na gestão do prefeito José Luiz da Costa. Atualmente Conceição da Barra conta com 13 estabelecimentos de saúde, sendo 11 municipais e 2 privados. (IBGE 2009)