- Início
- A Cidade
- Notícias
- Transparência
- Portal do Contribuinte
- Portal do Servidor
- Ouvidoria
- COVID-19
por: Janio Lemos
A presença de várias viaturas da polícia civil sob o comando da delegada Cláudia Dematté, Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher do Estado do Espírito Santo integrada com a Patrulha Maria da Penha da polícia militar sob o comando do Major Coutinho, movimentaram a cidade de Conceição da Barra nesta terça-feira(05).
Esta “Ação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, foi realizada em vários pontos do município. Uma tenda foi montada na praça José Luiz da Costa, em frente a prefeitura, para atender as mulheres em situação de violência, que quisessem registrar ocorrência, pedir medida protetiva ou receber um acolhimento psicossocial. Para isto estavam presentes policiais civis e militares, delegadas, escrivãs, psicólogas e assistentes sociais, investigadores e agentes de polícia e a equipe da polícia militar.
Simultaneamente a este trabalho, vários policiais saíram pelas ruas da cidade e comércio local, abordando e conversando com as pessoas e distribuindo os folders “Viver sem Violência é um Direito das Mulheres”, que continha informações e orientações sobre o tema. Vale também destacar a visita dos policiais às escolas, realizando palestras e dialogando com os adolescentes. Além da sede do município, uma equipe foi designada a realizar este trabalho no distrito de Braço do Rio.
As equipes foram recepcionadas pela Secretária de Assistência Social, Ziza Rodrigues que esteve na ocasião representando prefeito Mateusinho. Ziza mobilizou toda a sua equipe para que os policiais recebessem o suporte necessário para bem realizarem o seu trabalho. Essa parceria ficou evidente também pela presença da equipe municipal do Centro de Atendimento Especializado da Assistência Social – CREAS, que montou uma tenda de atendimento anexa a tenda da PCES em frente a prefeitura, onde se encontravam profissionais da assistência social e psicologia.
Para a delegada, Dra Cláudia Dematté, esta ação realizada em Conceição da Barra faz parte da “Operação Shamar” que está acontecendo em todo o Brasil comandada pelo Ministério da Justiça, com a coordenação estadual da Secretaria de Segurança Pública e com os pontos focais da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar. “O nosso objetivo é estar rodando todo o Estado do Espírito Santo com ações itinerantes tanto de repressão, quanto de prevenção, nesta luta de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, concluiu.
Para a capitã Jaqueline Pandoufe da Patrulha Maria da Penha, “esta operação em conjunto com a PCES é muito importante no combate à violência contra as mulheres, para isto a polícia militar se faz presente através do programa Patrulha Maria da Penha. Este programa foi criado para o atendimento às mulheres, realizando a fiscalização das medidas protetivas de urgência, além de oferecer um serviço especializado de proteção e garantia de direitos destas mulheres que aceitam fazer parte deste programa, que vem atuando com os demais atores desta rede de proteção”, concluiu.