Reconhecer a importância da mulher para a sociedade exige muito mais do que simples homenagens, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está priorizando a oferta de serviços ao público feminino, durante todo o mês de março. Indo além dos equipamentos que compõem a SEMAS, no dia 19 de março, das 08 às 16 horas, a Comunidade São Domingos receberá o “Mulheres em Ação', um evento que pretende facilitar o acesso dos serviços socioassistenciais e de saúde para a população do interior.
A ação será promovida pela Prefeitura de Conceição da Barra, através das Secretarias de Assistência Social e Saúde, com a parceria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes) e do Governo Estadual. A unidade móvel da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), conhecida como “Ônibus Lilás”, estará na comunidade dando suporte para a realização do “Mulheres em Ação”.
Além de atendimento psicossocial, com psicológico e assistente social, o público feminino terá a oportunidade de participar de rodas de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e receberá assessoria jurídica prestada pela Defensoria Pública Estadual. No Ônibus Lilás também será possível a expedição de carteiras de identidade, desde que a pessoa interessada leve original ou cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, CPF e duas fotos 3x4 recentes e com fundo branco.
Os profissionais de saúde estarão na comunidade São Domingos realizando: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, orientações sobre saúde bucal, pesagem e atendimento médico. Já a equipe da SEMAS ofertará os serviços socioassistenciais do CRAS, CREAS e CadÚnico.
Durante toda ação, será possível fazer a primeira inscrição nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, por exemplo. Quem quiser se cadastrar deverá apresentar CPF e cópia dos documentos pessoais de todos os membros da família, além de comprovante de residência e de renda.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Fernanda Braumer, “o Mulheres em Ação tem o objetivo trazer a população, principalmente a mulher do campo, para um debate sobre a necessidade de reafirmar a mulher como sujeito de direito, para tanto, a promoção da cidadania e a geração de oportunidades iguais são essenciais para a transformação da sociedade. Não podemos mais aceitar com naturalidade a prática de violência contra as mulheres”.
Além disso, a ação também “pretende garantir direitos a todos os moradores da localidade, seja através do acesso aos serviços de saúde e socioassistenciais, ou pela expedição de carteiras de identidade, uma vez que portar o documento de identificação é uma forma de exercer a cidadania”, explica Fernanda.