- Início
- A Cidade
- Notícias
- Transparência
- Portal do Contribuinte
- Portal do Servidor
- Ouvidoria
- COVID-19
O Gabinete de Gestão de Crise disponibilizou orientações acerca dos cuidados necessários para o manuseio do óleo localizado no litoral capixaba. O material de divulgação tem como base as informações difundidas pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Em Conceição da Barra, a substância foi localizada em pequena quantidade, na tarde deste domingo (10) e rapidamente coletada sob a supervisão da Marinha do Brasil. Esses resíduos não devem ser manuseados sem o uso de equipamentos de proteção individual, pois em contato com o mar e a areia, os aditivos do óleo podem gerar misturas tóxicas e causar riscos à saúde. A exposição ao material ocorre por contato com a pele, inalação ou ingestão e os efeitos podem ser imediatos ou de longo prazo, por isso é importante o uso de equipamentos de proteção individual no manejo da substância.
Caso haja contato acidental com o resíduo derivado de petróleo, o produto deve ser retirado da pele com a ajuda de óleo de cozinha ou óleo para bebê. Depois é recomendado que o local atingido seja lavado com água e sabão. Se surgirem sintomas como irritação na pele, dificuldade na respiração, confusão mental, náuseas e dores de cabeça, é necessário que se busque atendimento médico imediatamente.