18/11/2019 09h11 - Atualizado em 19/11/2019 17h58

RIO ITAÚNAS, EM CONCEIÇÃO DA BARRA, RECEBE PROTEÇÃO CONTRA ÓLEO DERIVADO DE PETRÓLEO

No último sábado (16/11), o Rio Itaúnas, localizado no município de Conceição da Barra, recebeu  intervenções de proteção da sua foz, com o início da instalação das barreiras de contenção adquiridas no âmbito do Plano de Área para o Espírito Santo. A ação está prevista no Plano de Ação Emergencial do Município e no Plano Nacional de Contingência que está sendo implementado sob a Coordenação da Marinha do Brasil.
Visando garantir a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos contra a chegada de derivados de petróleo,  o município de Conceição da Barra elaborou antecipadamente o Plano de Ação Emergencial que já previa a proteção dos estuários do Riacho Doce, Rios Itaúnas e Cricaré.
No Riacho Doce  foi realizada a instalação de barragem com areia e sacos de ráfia. Devido às caraterísticas daquele curso de água, o dique vem cumprindo os objetivos de proteção do estuário. Já os Rios Itaúnas e Cricaré apresentam maior área de desembocadura, diferentes profundidades e vegetação específica, o que exige a instalação de uma proteção mais efetiva e minuciosa.
Dentre as ações previstas no Plano de Ação Emergencial desenvolvido pelo município de Conceição da Barra, no âmbito do Gabinete de Gestão de Crise, as ações de proteção dos estuários agora recebem prioridade máxima.
As equipes do Município, IEMA/Parque de Itaúnas, Marinha do Brasil, IBAMA, UFES e voluntários estão ativos, colaborando com o planejamento e as atividades de limpeza e proteção das praias e dos estuários.
Neste feriadão, o monitoramento realizado no litoral barrense indicou que as praias estão limpas e aptas aos banhistas.  Mesmo assim, é importante ficar em alerta e caso sejam verificados vestígios de óleo em alguma praia, deve-se manter contato imediato com a Marinha pelo telefone 185.