06/07/2019 00h40 - Atualizado em 08/07/2019 12h16

AULAS DO PROGRAMA PETROCITY SOCIAL TERÃO INÍCIO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, EM CONCEIÇÃO DA BARRA

Assinatura do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Conceição da Barra e a Petrocity Portos aconteceu no final do mês de maio

A partir da próxima segunda-feira (08/07), terão início as aulas do Programa Petrocity Social, no Centro Integrado de Ensino Complementar (CIEC), em Conceição da Barra. Nessa primeira etapa do programa serão capacitados 32 jovens barrenses, com idade entre 15 e 21 anos, distribuídos em duas turmas de 16 alunos. As aulas acontecerão no turno matutino, das 09 às 10 horas, e no turno vespertino, das 13 às 14 horas.

O Programa Petrocity Social pretende qualificar cerca de três mil jovens e adultos em 28 municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo e a primeira cidade a aderir a esta iniciativa foi Conceição da Barra. A solenidade de lançamento do programa aconteceu no dia 24 de maio e contou com a participação de autoridades regionais e de centenas de jovens.

Diante da proposta de qualificação de adolescentes e jovens para o primeiro emprego, o prefeito Francisco Vervloet (Chicão) considerou que o Programa Petrocity Social “traz uma oportunidade extra à população barrense que já vem sendo preparada para o mercado de trabalho, através dos diversos cursos de qualificação de mão-de-obra oferecidos pela Prefeitura de Conceição da Barra”.

“Como os cursos que oferecemos através da Secretaria Municipal de Assistência Social são voltados para os responsáveis familiares, pais e mães que estão desempregados e precisam garantir o sustento de suas famílias, este novo programa de capacitação complementa a formação educacional, preparando o jovem para o eventual ingresso em empresas que estarão a serviço do porto que será construído em São Mateus”, explica o prefeito.

DETALHES
Dos 42 inscritos para esta primeira etapa de capacitação, 36 jovens foram selecionados de acordo com critérios estabelecidos pelo Programa Petrocity Social, dentre esses critérios está a faixa etária (15 a 21 anos) e a comprovação de renda familiar de até dois salários.

O objetivo do Programa Petrocity Social é ofertar cursos tecnológicos de ponta, nas áreas de operação de porto e de ferrovia. Ao todo, serão 10 áreas diferentes e cada curso terá duração de 70 a 120 horas/aula. Em sua fala durante a celebração do convênio de Cooperação Técnica com a Prefeitura, o Presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, afirmou que o programa “será a maior referência em formação tecnológica, privada e gratuita, do Estado. Promoveremos a inovação, inclusão digital e social. Nosso objetivo é a formação de profissionais não apenas para trabalhar no porto e na Ferrovia, mas também em empresas do Norte e Noroeste, Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais”.

Para isto, o programa conta com a participação de grandes parceiros na área de tecnologia, como a Cisco do Brasil e a Nexa Tecnologia. Além das plataformas especialmente desenvolvidas pela Cisco do Brasil, os instrutores responsáveis pela capacitação dos jovens selecionados também foram treinados pela Petrocity. Com foco na formação tecnológica, os cursos pretendem desenvolver habilidades específicas e inserir os participantes no ecossistema empreendedor.