16/04/2021 19h05 - Atualizado em 16/04/2021 19h07

CONCEIÇÃO DA BARRA ALCANÇA A MARCA DE QUASE 5 MIL DOSES DE VACINA APLICADAS CONTRA A COVID-19

Nesta sexta-feira (16), Conceição da Barra chegou ao total de 4.929 doses de vacinas aplicadas contra a COVID-19. O quantitativo corresponde a  82,1% das 6.007 doses recebidas pelo município até o presente momento. Os dados são da Coordenação de Imunização, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo vacinômetro da COVID-19, em Conceição da Barra, 4.230 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 699 já receberam a segunda dose. Atualmente, estão sendo vacinados idosos com idade superior a 60 anos, quilombolas, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

De acordo com os dados da Coordenação de Imunização, 2.906 doses foram aplicadas no grupo de idosos maiores de 60 anos, 1.206 doses foram destinadas a quilombolas, 814 foram ministradas nos trabalhadores da saúde e três doses atenderam aos profissionais das forças de segurança e salvamento.

A vacina está sendo agendada e ofertada nos seguintes pontos de vacinação: Sala de vacina da Unidade de Saúde Centro, Unidades de Saúde Braço do Rio I e II, Sayonara, Santana, Cobraice e Itaúnas. Para os idosos, o agendamento da vacina é feito mediante apresentação do cartão SUS ou CPF.

PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO

Conforme PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021, entende-se como Profissionais/ Trabalhadores da Saúde àqueles dos serviços exclusivos de saúde, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores administrativose de apoio (ex: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e noutros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Como comprovação para vacinação dos profissionais/trabalhadores da saúde deverá ser apresentado um dos documentos a seguir:  crachá e declaração do serviço de saúde onde atua; contracheque; contrato de trabalho; carteira de trabalho; carteira do conselho de classe acompanhada da declaração do serviço de saúde onde atua.

No caso dos acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio regular hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, deverá ser apresentada declaração emitida pela coordenação do curso descrevendo o período e o local onde é o estágio.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o município está seguindo todas as resoluções do Estado do Espírito Santo da Comissão Intergestora Bipartite, PORTARIA Nº 030-R, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2021 e RESOLUÇÃO CIB N° 018/2021.