01/06/2020 13h42 - Atualizado em 01/06/2020 13h44

CONCEIÇÃO DA BARRA REGISTRA PRIMEIRO ÓBITO PELO NOVO CORONAVÍRUS

A Prefeitura de Conceição da Barra informa com pesar que foi registrado o primeiro óbito pelo novo coronavírus (COVID-19) no município. A primeira vítima é uma mulher de 53 anos, moradora da Sede, que testou positivo no Hospital Santa Rita, em Vitória, onde estava internada desde o início do mês de maio. A paciente fazia tratamento oncológico e veio a óbito na última quinta-feira (28/05), sendo a causa da morte confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) no último sábado (30/05).

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica informa que o boletim epidemiológico do município continua com 54 casos notificados, sendo 34 descartados, 08 suspeitos e 12 confirmados, dentre os quais foram registrados 05 pacientes curados e 01 (um) óbito.

INQUÉRITO SOROLÓGICO

Entre os dias 27 e 29 de maio, três equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitaram 40 domicílios selecionados pela SESA, realizando a pesquisa de inquérito sorológico, uma iniciativa que visa o mapeamento da evolução do novo coronavírus em todo o Espírito Santo. Em Conceição da Barra foram realizados 124 testes rápidos sendo que apenas dois apresentaram resultado positivo para a COVID-19.

Os dois casos foram registrados numa mesma família, residente na Sede do Município. Trata-se de um paciente sexo masculino, 61 anos, apresentando sintomas e uma paciente do sexo feminino, 14 anos, também com sintomas respiratórios. Ambos foram orientados sobre a necessidade de isolamento domiciliar e seguem sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Conceição da Barra reforça o seu compromisso com a transparência na divulgação de informações e segue trabalhando para garantir a segurança e o rápido atendimento à população.

O poder público destaca ainda a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Também lembra que é necessário manter as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização freqüente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.