28/05/2020 17h19 - Atualizado em 28/05/2020 17h23

COVID-19: CONCEIÇÃO DA BARRA CHEGA A 12 CASOS CONFIRMADOS E 04 CURADOS

Nesta quinta-feira (28/05), a Secretaria Municipal de Saúde expediu um novo boletim epidemiológico atualizando o número de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), em Conceição da Barra. Com o início da realização do Inquérito Sorológico, encampado pela Secretaria de Estado da Saúde, estão confirmados dois novos casos da doença no município. Assim, Conceição da Barra soma um total de 12 casos positivos para COVID-19, sendo que quatro pessoas já estão curadas.

Durante a realização do teste rápido num dos setores cobertos pela pesquisa de Inquérito Sorológico, foram registrados dois resultados positivos para COVID-19, na Sede. Os dois casos foram registrados numa mesma família e trata-se de um paciente sexo masculino, 61 anos, apresentando sintomas e uma paciente do sexo feminino, 14 anos, também com sintomas respiratórios. Ambos foram orientados sobre a necessidade de isolamento domiciliar e seguem sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

O terceiro caso contabilizado nos dados do município se refere a um paciente do sexo masculino, 35 anos, que trabalha embarcado no Estado do Rio de Janeiro e realizou teste rápido e tratamento naquela unidade da federação. Uma vez que o paciente atualmente encontra-se assintomático e recebeu alta por cura e é residente no município, o seu caso foi contabilizado em Conceição da Barra.

ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM
Apenas um dos casos confirmados nesta quinta-feira foi somado ao total divulgado pelo Estado do Espírito Santo, os outros dois resultados positivos devem ser incluídos na próxima atualização do painel de acompanhamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Conceição da Barra agora contabiliza um total de 54 casos notificados, sendo 34 descartados, 08 suspeitos e 12 confirmados, dentre os quais foram registrados 04 pacientes curados.

Com o aumento dos casos do novo coronavírus no município, a Prefeitura de Conceição da Barra reforçou a realização de barreiras sanitárias itinerantes e no portal de acesso à Sede, reiterando o pedido para que a comunidade fique em casa. Caso seja mesmo necessário sair, é importante lembrar que o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório em todo o território municipal. Além disso, as medidas de higienização das mãos e de superfícies também devem ser reforçadas e a aglomeração popular continua sendo proibida.