30/10/2019 22h21 - Atualizado em 31/10/2019 09h10

MAIS DE CEM PESSOAS PARTICIPARAM DA REUNIÃO DE ESCLARECIMENTOS E CAPACITAÇÃO SOBRE O MANEJO DO ÓLEO, EM CONCEIÇÃO DA BARRA

Embora ainda não se possa afirmar que os resíduos de óleo que atingiram as praias do Nordeste chegarão ao litoral capixaba, na tarde desta quarta-feira (30), mais um importante passo no enfrentamento do assunto foi dado em Conceição da Barra. O município sediou a reunião de esclarecimentos e capacitação sobre os procedimentos no manejo do óleo e mais de cem pessoas participaram do encontro.

As informações oficiais sobre o avanço do material químico ao longo do litoral nordestino foram transmitidas pelos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente (SDEHMA).

Além de apresentar uma cronologia sobre o surgimento e dispersão do óleo nas mais de 250 praias do Nordeste, o Analista Ambiental do IBAMA, Vinícius Queiroz, destacou que “não há registro na história da humanidade de uma catástrofe ambiental com tamanha extensão no tempo e no espaço, por isso os olhos de todo o mundo está voltado para o Brasil neste momento”.

O técnico do IBAMA reiterou que não se sabe qual a origem e o volume de óleo que ainda está à deriva, pois na costa brasileira chegaram apenas resíduos já alterados pela força das marés e do tempo. Da mesma forma, permanece a incerteza da chegada do material no litoral do Espírito Santo e, caso chegue, o certo é que ações preventivas como as que o município de Conceição da Barra está adotando farão toda a diferença.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Hérick Machado, detalhou as providências já adotadas em âmbito estadual e a interação entre os diversos órgãos que tratam a temática ambiental e até mesmo o Exército Brasileiro. O secretário ressaltou a importância das ações adotadas pela Administração Municipal, “uma vez que Conceição da Barra enfrentará o problema logo de cara, caso o óleo chegue ao estado, e o trabalho de vocês será fundamental para o sucesso de todos nós”.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Tebaldi, o município de Conceição da Barra optou por criar um órgão gestor enxuto para elaborar o programa de monitoramento e enfrentamento da crise do óleo, caso o produto chegue ao litoral barrense. “Com base na experiência de sucesso que obtivemos com as brigadas de incêndio que atuaram em Itaúnas, num passado recente, preferimos deixar poucas pessoas elaborando as estratégias que iremos utilizar”, explicou Tebadi.

Apesar do pouco tempo de criação do Gabinete de Crise, a Coordenação e Monitoramento e Cadastramento de Voluntários já tem uma quantidade razoável de pessoas inscritas para atuarem numa eventual retirada de resíduos nas praias de Conceição da Barra. Equipamentos de proteção individual, material de limpeza e recipientes para o acondicionamento dos resíduos também já estão disponíveis.

“Agora, precisamos deixar claro que as ações que talvez tenhamos que realizar nas nossas praias só serão executadas por pessoas devidamente treinadas e protegidas do contato direto com os resíduos derivados de petróleo”, esclareceu Tebaldi. “Por maior que seja a boa vontade do indivíduo, se ele não estiver equipado com luvas, botas e máscaras, não poderá tocar na substância, pois ela é tóxica e pode trazer sérios prejuízos à saúde. Quem insistir e desobedecer às orientações de segurança poderá até ser preso”, completou.

REPRESENTATIVIDADE

O Secretário Municipal de Meio Ambiente agradeceu a presença dos representantes do IBAMA, IEMA, ICMbio e SEAMA no comando da reunião. Também destacou a participação dos empresários, pescadores, educadores, vereadores, servidores e gestores públicos, além dos membros do Corpo de Bombeiros, Cesan, Comitê de Barragens, Polícia Ambiental, UFES/CEUNES e CTA Serviços em Meio Ambiente. Ao final do evento, os representantes dos órgãos ambientais se reuniram para estabelecer as estratégias e providências que serão adotadas daqui pra frente.

A exemplo do que já foi feito nos estados do Nordeste, o Gabinete de Crise lançou a campanha "Se sujar a Barra a gente limpa", com o objetivo de mobilizar os agentes públicos, a comunidade e possíveis parceiros. Além da logomarca da campanha, a hashtag #sesujarabarraagentelimpa também deve dar visibilidade às ações preventivas, ao mesmo tempo em que demonstra que o litoral barrense continua lindo e livre do óleo.

Dando continuidade à estratégia de difusão de informações, na próxima sexta-feira, dia 1º de novembro, a Vila de Itaúnas receberá a segunda reunião de esclarecimentos e capacitação sobre os procedimentos no manejo do óleo. A ideia é formar uma equipe de servidores e agentes da própria comunidade com informações suficientes para agir nas praias do Distrito, caso seja necessário. A reunião acontecerá na Sede do Parque Estadual de Itaúnas, às 09 horas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente e do IEMA.