05/05/2022 15h36

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONVIDA TODA SOCIEDADE A ABRAÇAR A CAMPANHA FAÇA BONITO

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está realizando neste mês de maio, ações para fortalecimento da Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O intuito é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para o combate da violência física e sexual contra crianças e adolescentes, uma triste e cruel realidade que se faz presente em nossa cidade e em todo o país.

As atividades promovidas pela SEMAS tiveram início no dia 27/04, através de rodas de conversas com lideranças locais na comunidade de Barreiras. Mais ações como esta também ocorrerão em outras comunidades do município durante todo o mês de maio.

O principal evento de mobilização acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, em Braço do Rio, Conceição da Barra e Barreiras, onde será realizado o encontro com tema “Olhos Abertos”. O Evento contará com palestras informativas e apresentações.

Segue a programação:

17/05/2022  - BRAÇO DO RIO

LOCAL DE ENCONTRO : PRAÇA DA JAQUEIRA

18/05/2022 - CONCEIÇÃO DA BARRA

LOCAL DE ENCONTRO : PRAÇA DO  DÉ (MARCILIO DIAS)

19/05/2022 - BARREIRAS

LOCAL DE ENCONTRO : CENTRO (PRÓXIMO A IGREJA)

18 DE MAIO

Porque essa data?

A data foi criada em 1973, após um crime bárbaro, que chocou o Brasil. A menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, oito anos, saiu mais cedo da escola para levar um envelope até um prédio no centro de Vitória, capital do Espírito Santo. Ao encontrar os destinatários, Araceli foi drogada, espancada, estuprada e morta. O seu corpo ficou vários dias escondido dentro de um freezer e desfigurado por um ácido corrosivo, até ser abandonado em um terreno.

Uma criança que brincava nas proximidades encontrou o corpo. A Polícia foi acionada. Suspeitava-se que os envolvidos pertencessem a famílias importantes do Estado e eram conhecidos por suas festas e associações com drogas e violência sexual de menores. Os assassinos jamais pagaram por esse crime. A impunidade se estabeleceu, mediante as pressões políticas e econômicas, assassinatos, ocultação de provas e intimidação de testemunhas.

A rede da conivência tinha pessoas influentes da sociedade capixaba, além de policiais, membros do judiciário e políticos. O corpo de Araceli só foi enterrado três anos depois do assassinato, permanecendo numa gaveta de necrotério. Em 1998, por iniciativa de entidades públicas e privadas, reunidas na Bahia, foi instituído o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Segundo a Organização Nacional da Campanha, “A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009 e tornou-se o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral “Faça Bonito” na proteção de nossas crianças e adolescentes”.

Não fique calado(a)! não seja omisso(a)!

Abra os olhos para combater o abuso e a exploração sexual!

Denuncie! Disque 100!