29/07/2015 07h30 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

7ª Conferência Municipal de Saúde realizada em Braço do Rio reuniu cerca de 130 participantes

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Conceição da Barra aconteceu no dia 24 de julho, das 8h às 17h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Braço do Rio e reuniu aproximadamente 130 participantes. Entre os objetivos alcançados pelo evento, destaca-se o propósito de debater e decidir questões relevantes sobre as políticas de saúde pública.

O prefeito Jorge Duffles Andrade Donati, prestigiou o evento e destacou a relevância de encontros como esse: “considero esse momento muito importante para a construção do Sistema Único de Saúde, pois trabalhar com saúde requer total entrega, dedicação, responsabilidade, sensibilidade e esforço”, afirmou em sua fala durante a abertura da conferência. “Espero que as discussões possam ser proveitosas e que nos empenhemos ao máximo para continuar avançando na defesa de uma saúde pública de qualidade, pois a saúde é de responsabilidade de todos e precisamos que cada um tome para si essa responsabilidade, para construção de um serviço forte e de qualidade”, completou o prefeito de Conceição da Barra.

Por não possuir Conselho Municipal de Saúde, o município de Pedro Canário juntou-se à equipe de profissionais barrenses, trazendo a sua contribuição para o debate. Antônio Wilson Fiorot, prefeito de Pedro Canário, também prestigiou o evento, exaltando a relevância da conferência. Segundo ele, “a união da Região Norte é de fundamental importância para que os municípios possam se integrar para enfrentar as dificuldades de se proporcionar uma saúde universal, equânime e igualitária”.

Reunindo servidores da saúde e representantes da sociedade civil, a plenária se dividiu em três grupos para discussões nas oficinas temáticas. Os assuntos debatidos foram o “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”, “Financiamento do SUS e relação público privado” e “Informação, educação e política de comunicação do SUS”. Em cada grupo foram levantadas propostas e metas para melhoria das situações levantadas. A conferência foi encerrada após a aprovação das propostas apresentadas pelos grupos temáticos e a eleição de dois delegados de cada município que participarão da Conferência Estadual de Saúde em Vitória.