20/10/2015 19h15 - Atualizado em 31/08/2018 09h39

A Saúde de Conceição da Barra e o factoide das “ambulâncias sucateadas”

Na última quarta-feira, dia 14 de outubro de 2015, a equipe de reportagem da TV Gazeta esteve em Conceição da Barra para apurar a denúncia de que 21 ambulâncias estariam abandonadas num pátio da Prefeitura, enquanto os pacientes locais padeciam com a falta de transporte. A acusação foi encaminhada pelo esposo de uma vereadora do município, o mesmo cidadão que tem promovido diversos ataques à Administração Municipal, principalmente, através das redes sociais. Ou seja, uma ação absolutamente política eleitoral.

O prefeito Jorge Donati prestou todos os esclarecimentos solicitados pela equipe de reportagem, deixando claro que não eram 21 e sim 09 ambulâncias, que estavam armazenados no pátio da Secretaria Municipal de Obras, aguardando o momento para serem leiloadas. Esclareceu ainda, que das 09 ambulâncias, apenas três (03) foram tiradas de circulação por já terem ultrapassado a vida útil do veículo, tendo percorrido mais de 600 mil quilômetros em pouco mais de três anos. As demais chamadas ambulâncias são apenas estruturas em carcaça, sendo a mais antiga datada de 2004.

Além dos automóveis da Secretaria de Saúde, no local também estão guardados alguns veículos inservíveis da Secretaria de Educação (06), da Fiscalização (02) e da Pesca (01), que são passíveis de serem leiloados. Desta forma, o processo de realização do leilão foi aberto com a contratação da empresa Patrymon Services Ltda. e será concluído ainda em 2015.

A POPULAÇÃO ESTÁ SENDO ADEQUADAMENTE ATENDIDA

Cinco ambulâncias é a quantidade necessária para fazer frente às demandas da Saúde, seja nos plantões das Unidades de Pronto Atendimento da Sede e de Braço do Rio e no PSF de Itaúnas, seja no transporte dos pacientes com tratamento contínuo em outros municípios, como Vitória, por exemplo. No próximo mês de novembro, o município vai agregar mais três (03) veículos para melhor distribuir o uso das ambulâncias, evitando o encurtamento da vida útil dos equipamentos.

PORTANTO, NÃO HÁ, COMO FOI DESVIRTUADAMENTE COMENTADA, NENHUMA CORRELAÇÃO ENTRE OS VEÍCULOS INSERVÍVEIS ARMAZENADOS E QUALQUER LIMITAÇÃO NA OFERTA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE, NO TRANSPORTE DE PACIENTES.

Diante de todos os esclarecimentos prestados, foi surpreendente assistir à reportagem “Veículos da prefeitura de Conceição da Barra estão abandonados em pátio”, veiculada no ESTV 2ª Edição, de quarta-feira, 14 de outubro de 2015, e disponibilizada no portal G1 Espírito Santo, em 15 de outubro de 2015. Causou espanto e muito desconforto, especialmente, a fala tendenciosa da âncora Heloyse Faustino, ao afirmar que “dinheiro público (está) sendo corroído pelo tempo e pelo descaso”. A formação de juízo, por parte da apresentadora, no mínimo, fere o princípio da imparcialidade que deve orientar a boa prática jornalística.

O uso racional e planejado do dinheiro público tem sido a principal marca da atual Administração Municipal. Tal postura tem permitido a realização de importantes investimentos em obras estruturantes, a última de grande destaque é a nova arena denominada Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle, que recebeu investimentos da ordem de R$ 3,65 milhões de recursos próprios da prefeitura, numa obra de 3 anos e nove meses. O espaço, com capacidade de 1300 lugares com assento, é composto por teatro, salas de arte, banheiros, vestiários e uma quadra poliesportiva acoplada. Essas iniciativas visam combater as desigualdades e resgatam uma grande parcela da dívida social acumulada em anos anteriores.