08/09/2015 15h10 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Administração Municipal promove reunião com lideranças das comunidades tradicionais

O prefeito Jorge Donati e os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Educação, Cultura e Turismo, Saúde, Agricultura e Pesca, Assistência Social e de Esporte e Lazer, reuniram-se com os representantes das Comunidades Tradicionais do município, na última quarta-feira, dia 02 de setembro de 2015, para discutir as principais demandas daquelas comunidades. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes no encontro em que também foram apresentadas as ações da Administração Municipal que beneficiam, principalmente, as localidades do interior.

A proposta da reunião partiu do prefeito Jorge Donati, durante sua fala na Audiência Pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), em Braço do Rio, no final de agosto. Naquela ocasião, o objetivo do MPF era resolver a questão do abastecimento de água nas comunidades quilombolas e diante das diversas pautas que surgiram ao longo da audiência, o prefeito convidou os representantes das comunidades para comparecerem à Prefeitura e apresentarem as suas necessidades mais urgentes.

Quanto à questão da escassez de água nas comunidades do interior, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi, fez uma breve apresentação sobre a crise hídrica em toda a Região Norte do Estado, destacando o impacto da longa estiagem, da seca das nascentes e da pouca cobertura florestal em toda essa área como possíveis motivos para a falta d’água.

Tebaldi, informou ainda que o município tem se preocupado com a questão ambiental, destacando-se como pioneiro na elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Ações como esta resultam em impactos positivos sobre todo o bioma, inclusive na recuperação de nascentes, na medida em que preserva a vegetação nativa, as áreas de restinga e matas ciliares.

O prefeito Jorge Donati destacou a questão fundiária, colocando-se à disposição para estimular o diálogo entre as comunidades tradicionais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e as empresas que ocupam parte dos 3.506 hectares de terra, demarcados pelo órgão através do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), em favor da comunidade quilombola local. “Não há nada que impeça o município de contribuir com esta situação, reunindo-se com as entidades envolvidas, pois se nós queremos construir, temos que priorizar o diálogo, ultrapassar os próprios traumas e seguir em frente, contribuindo verdadeiramente para o crescimento de todos”, analisou o prefeito.

Agradecendo aos representantes das comunidades por terem aceitado o seu convite, o prefeito destacou a presença dos secretários municipais na reunião da última quarta-feira, reiterando que “a Administração Municipal não faz distinção entre os moradores do município, governando para todos de forma igualitária, sem discriminar qualquer parcela da população, sejam os moradores da Sede, dos Distritos, do interior ou das comunidades tradicionais”.

A Administração Municipal acolheu as solicitações dos presentes e o prefeito informou que tratará as questões pontuais em visitas posteriores às comunidades, destacando como pilares na relação com as comunidades tradicionais a intermediação da regularização da área delimitada pelo INCRA e o acesso à tecnologia e ao conhecimento, por todos.