Alunos das escolas de Conceição da Barra participaram do concurso de redação “Tempos de Escola”, promovido pelo Grupo Votorantim, que teve início em junho deste ano. O concurso tem como objetivo de promover ao aluno a experiência de entrevistar, ouvir e contar as lembranças dos “tempos de escola” de algum adulto. A aluna Danielli Rodrigues Alves de Oliveira foi premiada no concurso.
Segundo o professor de Língua Portuguesa, de 8ª série da EMEF João Bastos Bernardo Vieira, Udrean Lemos, no início os alunos não se interessaram pelo tema proposto, porém com o incentivo de Udrean, contando sua própria história, os alunos mudaram de ideia. “Esse depoimento foi o impulso que faltava; eles ainda em sala de aula já pensavam e discutiam qual seria a pessoa em seus respectivos bairros que iriam entrevistar para montarem a produção de texto”, relata o professor.
Durante uma semana foram trabalhados rodas de leitura, em que alguns funcionários faziam seus depoimentos aos alunos. O professor afirma que foram enviadas cerca de 45 redações.
“Essa atividade veio para somar na educação de Conceição da Barra, que conta com uma equipe de profissionais brilhantes que estão sempre em busca de idéias e incentivos para uma educação de qualidade em nosso Município. Acredito que a função da escola, não é só educar para uma profissão, e sim para a vida”, diz o orientador Udrean.
Essa foi a segunda edição do Concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim, em parceria com o MEC e o Canal Futura. Ao todo foram inscritas 692 redações, 26,5% a mais que no ano passado. Os vencedores recebem um MP4 e um kit de livros como reconhecimento pelo trabalho e os professores/orientadores desses alunos e suas escolas também serão premiados.
Confira a redação premiada pelo grupo Votorantim da aluna Danielli Rodrigues Alves de Oliveira.
O estudo é o caminho primordial para que possamos abrir portas no futuro.
No dia 29/06/2010, numa tardezinha, eu Danielli Rodrigues Alves de Oliveira, tive alguns momentos de prosa, com uma pessoa muito simpática chamada Evandro Carlos Pinheiro Dias de 45 anos. Nós conversamos sobre um velho professor muito simpático e carismático de Biologia, que deixou marcas inesquecíveis na vida escolar desse cidadão. Fiquei realmente admirada.
Há trinta anos atrás, em 1980, Evandro Dias morava em uma humilde casinha em Governador Valadares – MG, ele estudava a noite no Colégio Cloves Salgado,pois, trabalhava em um clube durante o dia, e estava cursando basicamente a oitava série quando teve um professor inteligentíssimo, e de muito se admirar que se chamava Valim, que o motivava muito a acreditar no futuro e o principal, a estudar, porque naquela época o Brasil ainda estava passando por um Regime Militar, sendo assim, o professor acreditava, que com a educação, os militares sairiam do poder, e instalariam, a democracia no Brasil, era o que ele passava a seus alunos em sala de aula secretamente.
E por este professor de aproximadamente trinta e cinco anos ser uma pessoas bastante temperamental e muito transparente, procurava sempre passar a matéria para seus alunos de forma mais clara possível. E mesmo sendo perfeccionista em suas explicações, sempre que algum aluno tirava notas baixas em suas provas, ele fazia questão de voltar a matéria e fazer com que o aluno tirasse suas dúvidas, e a partir daí, já dá para ver, o quanto o professor se preocupava com a educação de seus alunos. É realmente admirável!
Agora, depois de muitas conversas e histórias encantadoras, ele se lembra de uma frase que o professor lhe disse:
“- Nunca se esqueça que os estudos são como uma grande chave de ouro, que lhe ajuda a abrir todas as portas do futuro.”
Que o serviu de muito incentivo, e o foi o que ele fez, estudou bastante, e só lá na frente ele viu o resultado, o suficiente para que ele pudesse se tornar um ex-militar, um craque em história e artesão.
E seu professor que era ainda casado, está morando em Nova Venécia – ES, tendo um ou mais filhos, sendo um formado em Biologia também, porém na Dinamarca. E é assim, nunca se esquecendo que o estudo é o caminho primordial para que possamos abrir portas no futuro, que esse professor conseguiu fazer com que este aluno enxergasse a importância que tem os estudos em nossas vidas, pois, a boa educação é moeda de ouro, e em todo o lugar tem valor.
Danielli Rodrigues Alves de Oliveira
Turma: 8º I1