20/12/2016 08h18 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Após troca de comando, gestão do município de Conceição da Barra volta à normalidade

A pouco mais de dez dias para o término da gestão municipal 2012-2016, a Prefeitura de Conceição da Barra registra a completa normalização das atividades nos setores contábil e financeiro. Até a primeira semana de dezembro, devido ao período de transferência de comando para a prefeita Adélia Marchiori, que assumiu o cargo após o falecimento do então prefeito Jorge Donati, registrou-se um descompasso entre o funcionamento da Contabilidade e os demais setores da Administração Pública, situação agora totalmente normalizada.

Conceição da Barra passa por um momento atípico, com dois processos de transição em curso. Além do período de transição comum ao término do atual mandato e o início do governo do prefeito eleito Francisco Vervloet, a partir de 1º de janeiro de 2017, a Prefeitura passou pela troca de gestor, em 03 de novembro deste ano, quando se deu o falecimento do prefeito Jorge Donati.

A troca de comando obedece a uma série de ritos, dentre os quais destacou-se a posse da prefeita Adélia Marchirori e a posterior mudança de titularidade nos bancos, convênios e demais documentos relativos à Administração Municipal. Todos esses trâmites refletem no bom andamento da gestão como um todo, mas a Contabilidade e o Financeiro são os setores que mais dependem da efetiva transferência do ordenador de despesa, termo usado para designar o Chefe do Executivo nos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, por exemplo.

Assim, logo após assumir a gestão municipal, a prefeita solicitou aos secretários um balanço das ações em curso, quando se identificou o descompasso entre o fechamento contábil e financeiro. Nesse levantamento, constatou-se que as despesas já totalizavam mais de R$ 67 milhões, enquanto a receita inicialmente estimada em R$ 71,3 milhões sofreu uma queda inesperada, resultando em pouco mais de R$ 68,2 milhões, até novembro, registrando, portanto, uma queda de mais de R$ 3 milhões.

FORÇA-TAREFA
Buscando contingenciar o descompasso entre os setores contábil e financeiro em relação às outras instâncias da municipalidade, a prefeita Adélia Marchiori determinou a criação de uma força-tarefa composta pelas Secretarias de Planejamento, Finanças e Tributação; Saúde; Educação; Administração, Segurança e Defesa Civil e Infraestrutura, Obras, Transportes e Serviços Urbanos. À frente dos serviços, estavam as servidoras Nárcia Oliveira e Dilma Pestana, que integram o Setor de Contabilidade.

Com grande dedicação e profissionalismo, os servidores convocados para a força-tarefa conseguiram realizar o fechamento contábil dos meses de setembro, outubro e novembro, em pouco mais de 40 dias, tempo recorde, dada a complexidade dos procedimentos envolvidos nesse processo.

Graças ao empenho de todos os envolvidos, em especial das servidoras Nárcia e Dilma, a gestão municipal voltou à normalidade e os servidores já receberam os valores relativos ao 13º salário, pago antecipadamente no último dia 10 de dezembro, e o adiantamento do salário do mês atual, depositado em 15 de dezembro. Os vencimentos dos servidores também serão antecipados e estarão disponíveis para saque, a partir do dia 24 de dezembro. Já os fornecedores e prestadores de serviços receberão integralmente os seus pagamentos, ainda no ano em curso.