08/09/2015 12h42 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Barra Car Folia e Virada Cultural da Independência movimentaram o feriadão em Conceição da Barra

“Movimentada como num final de semana do Verão”. Assim ficou Conceição da Barra, neste feriado prolongado, segundo moradores e visitantes que escolheram o município como destino para as comemorações do 7 de Setembro. Os motivos para tanta agitação foram a I Virada Cultural da Independência, realizada na Praça do Cais, e a terceira edição do Barra Car Folia, que aconteceu na Arena do Farol, na Sede.

A Virada Cultural da Independência, evento promovido pela Administração Municipal, entre os dias 04 e 06 de setembro, com o objetivo de promover os artistas e manifestações culturais barrenses, atraiu à Praça do Cais, um público formado pelas famílias de moradores e turistas. Na programação, formada por shows das bandas Explode Samba, Atitude Positiva, Plano Alto, Arcadios e o Trio Fogumano, também se destacaram os alunos da rede de ensino municipal, que encenaram as peças teatrais “Tsunami em Conceição da Barra” e o “Auto das Barcas”, ambas escritas e dirigidas pelo poeta Salomão da Silva Pinto. Encerrando as atrações que passaram pelo palco montado na Praça do Cais, o Grupo Folclórico Mirim, formado por estudantes do município, também encantou a plateia presente.

Na Arena do Farol, a terceira edição do Barra Car Folia movimentou as tardes e noites dos dias 05, 06 e 07 de setembro. Organizada pelo Circuito Capixaba e Som Capixaba, com o apoio da Administração Municipal, o evento proporcionou quase 30 horas de folia para os praticantes e simpatizantes do som automotivo. Não é à toa que os organizadores consideram o Barra Car como a maior micareta automotiva do Brasil.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Altemar Pedruzzi, comemorou o resultado dos eventos salientando que “a natureza diversificada das programações demonstrou que o município está no caminho certo, promovendo atividades que agradam a vários públicos, sem haver a necessidade de grandes investimentos”. “Criatividade e bom senso tem sido o diferencial da Administração Municipal, ao longo dos anos, e num momento de crise econômica generalizada não poderia ser diferente: o município recebeu muitos visitantes, o comércio se movimentou e os moradores aproveitaram a programação variada, tudo isso sem que houvesse o comprometimento de muitos recursos”, finalizou o secretário.