09/08/2014 20h22 - Atualizado em 31/08/2018 10h00

Barrenses são contemplados em editais da Secult

Os representantes da cultura barrense voltaram a ser destaque no cenário cultural do estado, ao serem contemplados com o Prêmio Renato Pacheco, concedido pelo Edital 020/2014 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A premiação, no valor de R$ 10.000,00 para cada selecionado, é destinada à aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais pelos grupos folclóricos vencedores. Em Conceição da Barra, os premiados foram Benedito Paixão dos Santos, com o Jongo de São Benedito das Piabas, e Sebastião Benedito Guilherme, com o Reis de Boi do Mestre Tião de Véio.

Os mestres premiados pela Secult foram orientados pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que desde o início de janeiro já prestou consultoria para a montagem de mais de 40 projetos destinados à inscrição nos editais da Secretaria de Estado da Cultura. Com estes primeiros resultados positivos, confirma-se a vocação cultural e artística do povo barrense, valores pelos quais a Administração Municipal se dedica, na certeza de que a história da população e do município é escrita diariamente pela sua produção musical, literária, teatral e folclórica.

Além dos mestres, Fernando Magno Dias Hupp também se sagrou vencedor do Edital nº 009/2014, destinado à circulação do show musical, com o espetáculo “Trio Fogumano: numa pisada só”. Nesta categoria se inscreveram projetos de municípios com até 30 mil habitantes e a premiação é no valor de R$ 7.000,00 por espetáculo.