26/02/2009 12h35 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Blocos de rua pagam para desfilar no Carnaval da Barra

A Prefeitura Municipal de Conceição da Barra deixou de gastar R$ 2 milhões neste carnaval com o custeio do desfile dos blocos de rua. A partir de agora, o pagamento das despesas é de responsabilidade dos organizadores dos blocos.

O prefeito Jorge Donati argumenta que o município não tem condições de custear o evento, que faz parte da programação de carnaval do município, porém é organizado por empresas particulares. “Não é justo, um município com o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, mais baixo do Estado, ter que pagar o desfile dos blocos. A despesa de R$ 2 milhões é muito alta para um município que arrecada R$ 3,8 milhões ao mês”, justifica o prefeito. Ele revelou que a verba deixa de ser aplicada em saneamento básico, saúde, segurança e educação.

Para viabilizar o desfile dos blocos, a Prefeitura fez parceria com a empresa Segóvia Produções Artísticas, que ficou responsável pela coordenação, divulgação, promoção, organização e comercialização do Carnaval Barra + Legal.

Durante os dias de folia, passaram pela avenida os blocos Para Rai de Bebo, que este ano completou 21 anos de existência, além dos blocos Nana com Cana, Laboratório, e o Barra + Legal que estreou na terça-feira de Carnaval, puxado pela Banda Auê.

Em circuitos diferenciados, o desfile do blocos que começou no domingo, e se estendeu até a terça-feira, foi marcado por muita animação e prestígio dos foliões, que participaram em massa da festa.

Custos
De um total de R$ 80 mil, como cota de patrocínio que custeou os trios elétricos, cada bloco foi rateado com um valor a ser pago pela apresentação nos dias de folia, conforme acordo entre os proprietários dos trios elétricos e a empresa Segóvia Produções Artísticas.

A maior cota foi paga pelo bloco Para Rai de Bebo, que desembolsou a quantia de R$ 40 mil. Já o bloco Barra + Legal ficou responsável pelo pagamento de R$ 20 mil, enquanto o Laboratório e o Nana com Cana, pagaram R$ 15 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

O prefeito Jorge Donati ressaltou que ações como esta, transformam a cidade numa Barra + Legal, com a realização de parcerias que possibilitam o investimento de recursos públicos no social, ao invés de gastar o pouco que tem com eventos. “O caixa do município deve ser preservado para aplicação em investimentos que valorizam as pessoas excluídas socialmente e promovam o desenvolvimento”, diz.

O prefeito anunciou ainda que a folia no município não pretende ficar limitada ao verão. “Estamos organizando nosso primeiro carnaval fora de época, o Barra Folia, previsto para acontecer no mês de junho. O turista pode ficar certo de que não vai dar tempo de sentir saudade”, completa.