17/02/2009 10h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Câmeras serão instaladas nesta sexta para dar segurança no Carnaval da Barra

Para reforçar o trabalho das polícias Civil e Militar na segurança do Carnaval 2009, cinco câmeras e um telão serão instalados nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, em Conceição da Barra.

Os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos. Dois no portal, na chegada da cidade, e outros dois vão monitorar o movimento no Circuito da Folia. Outra câmera será instalada na Avenida Jones dos Santos Neves.

Outra novidade é o telão montado no Circutito da Folia, que vai projetar as imagens das câmeras , para detectar em tempo real algum tipo de briga e tumulto entre os foliões.

A câmera instalada na Avenida Jones dos Santos Neves permitirá a visualização das pessoas quando estiverem se dirigindo para o Circuito da Folia e no trajeto dos trios elétricos. Um reforço policial vai garantir a segurança no carnaval de Conceição da Barra, sendo que na sexta-feira começa o plantão 24 horas na Delegacia da Polícia Civil.

A expectativa para este ano é de que cerca de 150 mil pessoas participem do carnaval, que contará com uma estrutura montada pelas secretarias da administração como Saúde, Ação Social, Serviços Urbanos e Obras.

Uma base de captação das imagens reproduzidas pelas câmeras de monitoramento, será instalada na sede do Pelotão da Polícia Militar localizada próximo ao trevo na chegada da cidade. Isso vai permitir que policiais que estiverem trabalhando no local, detectem a ocorrência de distúrbios e acionem via rádio comunicação, os policiais que estiverem mais próximos das ocorrências.

O sistema de câmeras será instalado nesta quinta-feira e inaugurado no início da noite de sexta-feira com a presença de autoridades da administração municipal, polícia, Justiça e Ministério Público, bem como setores da sociedade de Conceição da Barra, segundo informou o chefe de segurança da Prefeitura, sargento da Reserva Jalmas Greis.

Pelo menos 360 ambulantes e 45 barraqueiros vão atuar neste Carnaval. Os filhos destes profissionais ficarão em uma Creche que funcionará das 20 horas às 7 da manhã do dia seguinte na Escola João Bastos, no centro. É uma forma de evitar que os pais levem seus filhos com até 12 anos de idade para o local da folia, o que fere o Estatuto da Criança e do Adolescente.