26/05/2017 15h28 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Caminhadas contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes movimentam Conceição da Barra

Nesta sexta-feira, dia 26 de maio de 2017, diversos setores da Administração Pública Municipal se mobilizaram, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, para realizar as caminhadas contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades foram realizadas na Sede e no Distrito de Braço do Rio e marcaram a luta da comunidade barrense pelo fim de todo tipo de violência sexual.

Pela manhã, as ruas da Sede do município foram coloridas pelas manifestações dos alunos da rede municipal de ensino, dos servidores públicos e da comunidade. À tarde, a caminhada aconteceu no Distrito de Braço do Rio, após concentração na Praça do Ody. Mais uma vez crianças e adolescentes, principais vítimas da violência sexual, se destacaram como os mais incisivos combatentes desta ação criminosa.

Realizadas numa alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Adolescentes, comemorado no último dia 18 de maio, as caminhadas são um alerta para que toda a comunidade defenda a integridade física e psicológica dos menores barrenses.

ORIGEM DA CAMPANHA FAÇA BONITO
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

A campanha Faça Bonito tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.