05/07/2007 14h27 - Atualizado em 07/12/2022 06h39

Caos na segurança é tema de Audiência Pública em Conceição da Barra

A situação caótica do sistema de segurança no município de Conceição da Barra que passa pela facilidade em que ocorre o tráfico de drogas, inclusive no meio estudantil, insegurança nas escolas, prostituição infantil e dificuldades no relacionamento da comunidade e sociedade com as policias Civil e Militar, foram discutidas em audiência pública promovida pela administração do prefeito Manoel Pereira da Fonseca.

O encontro que contou com a participação de representantes de entidades, empresariado e de associações de moradores, lotou as dependências do auditório do Ministério Público, durante quatro horas, oportunidade em que todas as questões relacionadas à segurança foram abordadas explicita para as autoridades que admitiram a fragilidade do sistema, tanto prisional, como policial para dar segurança à população.

Participaram do encontro como convidados, o secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Coutinho, a superintendente de Polícia Especializada, Fabiana Maioral, o juiz da Infância e da Juventude da Comarca local, Leandro Cunha Bernardes Silveira, a promotora Mariana Peisino do Amaral, bem como o comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, major Marcos Assis Batista e o capitão Carlos Roberto Pacheco, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Conceição da Barra.

Depois de ouvirem que os grandes problemas enfrentados pela população de Conceição da Barra, principalmente do Distrito de Braço do Rio, onde se concentra o maior índice de violência contra a pessoa, principalmente assassinatos e prostituição infantil, o secretário de Segurança e o comandante da PM prometeram ações imediatas para combatê-las, enquanto que a promotora Mariana fez um apelo à população para denunciar todos os autores destes crimes, mesmo que anonimamente, para que o Ministério Público possa agir com mais rapidez.

Rodney aproveitou para informar que nos próximos dias uma Força-Tarefa, formada por no mínimo três delegados e investigadores estarão sendo deslocados para Conceição da Barra no sentido de promover a investigação de vários crimes, principalmente assassinatos, cujos autores estão impunes.

O secretário anunciou ainda que dentro de no máximo 40 dias voltará a Conceição da Barra com toda a cúpula da Segurança Pública e acredita que neste espaço de tempo, muitos dos crimes que ocorreram no município tenham sido esclarecidos, quando também apresentará resultados sobre o combate ao tráfico de drogas.

Rodney destacou a importância do encontro, assegurando que Conceição da Barra é o primeiro município em que participa de uma Audiência Pública para discutir a questão da segurança pública. “Devo parabenizar o prefeito por essa iniciativa”, destacou.

O prefeito Manoel Pereira da Fonseca lembrou da importância do encontro e afirmou que Conceição da Barra precisa muito de ações das polícias Civil e Militar no combate à criminalidade. “Acredito que a partir deste encontro muita coisa vai mudar com relação à segurança do cidadão, mas a população deve também fazer a sua parte, denunciando os criminosos”, alertou.

O juiz Leandro Cunha defendeu a realização de um mutirão para restabelecer a confiança da população nas instituições.