31/08/2015 17h51 - Atualizado em 31/08/2018 09h38

Centro de Integração Educacional promove sua I Exposição Folclórica

O mês comemorativo do folclore foi lembrado pela Administração Municipal, através de atividades realizadas pelos profissionais e alunos do Centro de Integração Educacional (CIED) de Conceição da Barra, localizado no antigo prédio da EMEIEF Ângelo Luiz Sagrillo Smiderle, no bairro São Thiago. Além de uma exposição de trabalhos confeccionados por alunos de diversas unidades escolares que são atendidas pelo CIED, no turno oposto ao das aulas regulares, as comemorações foram marcadas pela troca de experiências com estudantes de município de São Mateus.

Os alunos barrenses apresentaram cantigas de roda e danças folclóricas típicas da cultura local, já os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pinto Bandeira, apresentaram uma mostra de atividades ensinadas nas oficinas daquele estabelecimento de ensino: judô, capoeira, dança da fita e sapateado.

Ao longo das comemorações, também foi possível conferir a apresentação dos alunos da oficina de capoeira e da dança de carimbó. O poeta e servidor público municipal, Salomão da Silva Pinto, também abrilhantou o evento recitando algumas poesias, abordando o folclore barrense.

Estiveram presentes nesta comemoração: Sandra Ângela Rocha (Referência Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação), Cristiane Sena (Coordenadora de Educação Especial), Josicléia Rodrigues dos Santos (Coordenadora do CEAFRO), Betânia Silva de Jesus (Diretora da EMEF João Bastos Bernardo Vieira) e Ariane Godinho Almeida (Diretora da EMEIEF Ângelo Luiz Sagrillo Smiderle), com suas respectivas pedagogas, Leika Wagna Fereguetti e Claudiana Margotto.

Segundo Eliane Gonzaga Eleotério, Coordenadora do CIED, esse projeto abrange, em um só espaço, as escolas da sede do município: Dr. Mário Vello Silvares, João Bastos Bernardo Vieira, Astrogildo Carneiro Setúbal e Ângelo Luiz Sagrillo Smiderle, “oferecendo aos alunos oficinas de Esporte e Lazer, de Cultura e orientações de estudo, que estrategicamente visam à promoção de maior ampliação de tempo, espaço e oportunidades educativas”.

Além de promover a formação integral dos estudantes, o CIED integra as comunidades, diminuindo o risco de vulnerabilidade dos alunos, motivando-os através do acesso ao esporte, lazer, cultura e suporte pedagógico.