22/12/2014 09h59 - Atualizado em 31/08/2018 09h35

Cerimônia marca encerramento das atividades da CEAFRO em 2014

No dia 15 de dezembro, a Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (CEAFRO) realizou no Campus da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma cerimônia para entrega de certificados do curso "História e Cultura Afro-Brasileira e dos Povos Indígenas", promovido entre os meses de julho e dezembro deste ano. Participaram da qualificação os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação.

A Comissão Municipal de Estudos Afro-brasileiros tem como objetivo a implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inclusão da História e Cultura Africana dos Currículos Escolares. A CEAFRO tem ainda missão de conscientizar os estudantes, promovendo a construção de um novo olhar sobre a História e Cultura Africana e Afro-brasileira, tendo em vista a implantação de ações sociais e educacionais em defesa dessas matrizes.

O evento contou com a apresentação de um grupo de maculelê de Itaúnas e de capoeira, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Astrogildo Carneiro Setúbal e Benônio Falcão de Gouvêa, além de exposição de trabalhos e degustação de tapioca e comidas típicas.
Estiveram presentes na solenidade: o prefeito Jorge Donati; a Secretária Municipal de Educação, Clarissa Magalhães Costa; a Referência Técnico-Pedagógica, Sandra Ângela Rocha; os Gestores Escolares, Milton Vila Nova e Veratriz Souto; o Líder do Ticumbi, Tertulino Balbino; a representante da Comunidade Quilombola do Linharinho, Gessi Cassiano; a representante da Comunidade Quilombola de Santana, Jurema Thomaz e o Cacique Nelson, da tribo Guarani “Três Palmeiras”, de Aracruz, que apresentou algumas músicas com o seu coral.