05/08/2009 06h47 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Comitê Municipal da Dengue define estratégia para envolver a comunidade no combate à doença

A primeira reunião de trabalho do Comitê Municipal da Dengue em 2009 foi realizada na tarde desta terça-feira (04/08), no auditório do colégio João Bastos. O secretário municipal de Saúde, Vagner Tonon, marcou presença no evento realizado pela Vigilância Ambiental de Conceição da Barra.

O coordenador da Vigilância, Roberto Lopes, ministrou uma palestra na qual foi apresentado o balanço dos trabalhos deste primeiro semestre. Os resultados são otimistas. “Conseguimos manter o índice de infestação predial e a letalidade da febre hemorrágica em menos de 1%, dentro da meta que a Fundação Nacional da Saúde – Funasa, determina”, explica.

O trabalho dos agentes nos imóveis abertos aconteceu dentro das expectativas e as visitas aos pontos estratégicos foi intensificada. “Estas e outras ações foram imprescindíveis para diminuir o índice de notificações de focos do mosquito no município”, afirma.

Os problemas identificados neste primeiro semestre referem-se às casas de veranistas que ficam fechadas o ano inteiro impedindo o trabalho dos agentes, e o distrito de Braço do Rio, que registrou alto índice de casos suspeitos de dengue neste primeiro semestre de 2009.

No final da explanação o coordenador ressaltou que os trabalhos de eliminação dos focos deve continuar neste semestre e de maneira intensificada, pois a previsão é de que no próximo verão aconteça um surto de dengue no município. “É por este motivo que nós marcamos esta reunião. Precisamos fortalecer as ações, principalmente envolvendo a comunidade, para que Conceição da Barra consiga evitar uma epidemia”, disse.

O secretário de Saúde, Vagnar Tonon, destacou o gravidade do problema e apontou que os riscos de um surto da doença no verão são reais. “Nos últimos dois anos, os municípios vizinhos à Barra viveram uma grande epidemia de dengue, e a doença pode chegar a este ponto aqui, se não começarmos o trabalho preventivo desde já. Precisamos envolver a comunidade nesta causa, pois se não houver a sensibilização de todos, a cidade vai ter um caos em pleno verão”, alertou o secretário.

Uma das medidas efetivas que vai acontecer agora em agosto é a notificação das casas fechadas com o apoio do Ministério Público. Os turistas que não apontarem uma forma de permitir o trabalho dos agentes da dengue nos domicílios, estarão sujeitos a multa.

Também foi discutida pelos participantes, a realização de projetos nas escolas ou praças. A iniciativa foi aprovada por todos, e a primeira notificação já tem data prevista para acontecer: na próxima terça-feira (11/08), em escola ainda a ser definida.

A ação prevê a montagem de um estande decorado com cartazes, panfletos, amostras de possíveis criadouros, e um microscópio para o público visualizar o ciclo do mosquito Aedes aegypt.

Iniciativas como esta devem acontecer a cada semana em uma localidade diferente. Estão envolvidos na iniciativa os integrantes do Comitê Municipal da Dengue, que é formado por membros do Executivo (representado pelas secretarias de Saúde, Educação, Infra-Estrutura, Meio Ambiente e Comunicação), Legislativo municipal e grupo de Escoteiros.