14/02/2017 15h31 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

COMUNICADO


Senhores/Senhoras:

Como é do conhecimento de todos, o Estado do Espírito Santo passa por sua maior crise na área de Segurança Pública, por conta da paralisação da Polícia Militar e, desde sexta-feira, 03 de Fevereiro do ano corrente, o Município de Conceição da Barra não conta com os serviços de segurança do estado, fato que além do gravíssimo aumento da criminalidade, paralisou todos os serviços públicos e as atividades econômicas.

Quase 6.000 (seis mil) alunos ficaram sem aula e a grande maioria das reservas em hotéis e pousadas já foram canceladas.

Além dos vários homicídios, muitas residências e estabelecimentos comerciais foram saqueados e as pessoas vivem, hoje, traumatizadas e amedrontadas por ameaças dos que se oportunizaram diante do afastamento da barreira LEGAL.

Diante deste quadro, o Poder Executivo, com o apoio do Poder Legislativo e ainda sobre o amplo conhecimento de demais Órgãos e autoridades, tomou a iniciativa de pedir ajuda ao Governo Estadual, além de decretar imediatamente estado de emergência, conforme o momento requeria.

Desta forma, além de criar instrumentos e condições para o enfrentamento mínimo do problema, a Administração Municipal convocou todos os especialistas na operação da central de videomonitoramento, ampliando o numero de câmeras em operação. Também foi criado o Comitê de Análise e Gestão dos Impactos Gerados no Município, bem como a tomada de decisões e aplicação de medidas, para minimizar os impactos surgidos.

Ontem, 13 de Fevereiro, o município se fez presente em uma reunião em São Mateus, onde além de prefeitos de vários municípios da Região Norte Capixaba, destacavam-se as presenças dos Senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta.

A expectativa era a de que haveria alguma decisão relativa ao pleito apresentado por Conceição da Barra, mas infelizmente foi informado que as tropas federais que estão vindo para São Mateus farão a vigilância dos pequenos municípios vizinhos, através de helicóptero, para dar segurança aos habitantes.

Apesar das dificuldades, hoje, o Chefe do Executivo, acompanhado de assessores e do Gestor de Segurança, se encontram em Vitória, para uma reunião com o Secretário de Estado Paulo Roberto Ferreira e com o Chefe da Casa Civil, Embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, em companhia do Deputado Gildevan Fernandes. Na oportunidade, está sendo manifestada uma vez mais a necessidade premente do município que vive da atividade turística, ter um tratamento à altura do que a queda desta atividade econômica poderá provocar na população, por conta da desestruturação socioeconômica.