20/07/2017 16h47 - Atualizado em 07/12/2022 06h39

Comunidade barrense participa da Audiência Pública para definição do Orçamento Estadual de 2018

A comunidade barrense marcou presença na Audiência Pública para a elaboração do Orçamento Estadual de 2018, realizada na tarde desta quinta-feira (20/07), no município de Boa Esperança. O evento contou com a presença do Vice-Governador César Colnago, Secretários e Deputados Estaduais, além de prefeitos e representantes dos 16 municípios que compõe as microrregiões Nordeste e Noroeste Capixaba.

Além do prefeito Francisco Vervloet, dos vereadores e gestores municipais, os integrantes da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Catadores de Caranguejo de Conceição da Barra também se uniram para defender a inclusão da obra de fixação da foz do Rio Cricaré no Orçamento 2018. Com essa intervenção será possível resolver o problema da salinidade da água que abastece Conceição da Barra e São Mateus, gerar emprego e renda e garantir a retomada do setor pesqueiro no município.

SITUAÇÃO CRÍTICA
Conceição da Barra praticamente faliu com o colapso da pesca, nos últimos 30 anos. O Assoreamento da Foz do Rio Cricaré, causado pelo desmatamento indiscriminado ao longo da Bacia deste Rio, faz com que embarcações de médio e grande porte não aportem mais no município. Assim, foram fechadas 03 grandes indústrias pesqueiras, causando o desemprego de 1.500 pescadores, queda no movimento comercial e comprometimento da economia.

Os pescadores barrenses foram obrigados a buscar trabalho em outros municípios e estados, como Vitória/ES, Piúma-ES, Ilhéus-BA, Recife-PE e Itajaí/SC, entre outros. Além de problemas na pesca, o grande assoreamento provocou uma enorme abertura da foz, fazendo com que a força da maré penetre com maior violência rio acima, levando salinidade até 30 Km adiante.

A fixação da foz do Rio Cricaré é o grande projeto de recuperação da economia barrense, além de resolver definitivamente o problema da salinidade da água de São Mateus. É um projeto que também resolverá um problema de ordem social, pois a força do mar tem provocado grandes desbarrancamento nas margens do rio, destruindo inúmeras casas de comunidades ribeirinhas como Meleiras, Barreiras, Quadrado, Laje, Lajinha, entre outras.

Para aumentar a chance de inclusão desta intervenção, basta acessar o site do ORÇAMENTO EM REDE 2018 (http://www.orcamento.es.gov.br), curtir todas as propostas de fixação da foz do Rio Cricaré já cadastradas e reforçar essa indicação.