02/10/2008 12h37 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Conceição da Barra comemora emancipação política

Conceição da Barra comemora 117 anos de emancipação, mais limpa, mais desenvolvida e com melhor qualidade de vida para a população, com valorização da Melhor Idade. A data é comemorada no dia seis de outubro, próxima segunda-feira, quando é decretado feriado na cidade. Conceição da Barra foi emancipada em 1891.

A história de Conceição da Barra começou em 1831, quando foi elevada à categoria de Vila. Na época, a Vila da Barra de São Mateus passou a tomar parte na vida política do Estado do Espírito Santo.

Em 1833 realizou-se eleições para escolha de vereadores e entre os eleitos seria escolhido o presidente da Câmara, a quem cabia a responsabilidade de administrar o município. Eleitos os vereadores, foi escolhido como presidente da Câmara o Padre Manoel dos Santos Pereira.

Em 1922, houve eleições para prefeito, tendo o influente político Bernardino de Oliveira Filho, apresentando Astrogildo Carneiro Setúbal, como candidato a prefeito. O primeiro prefeito eleito no município foi então Astrogildo que governou Conceição da Barra até 1927, quando foi eleito Manoel Antônio de Oliveira, que não chegou a cumprir todo o seu mandato devido a Revolução de 1930.

De 1930 até 1947 não houve eleições. Neste período, os governadores (denominados interventores) eram nomeados pelo Presidente da República e os prefeitos pelos interventores. Os prefeitos nomeados foram: Eli Cardoso, Osvaldo Moura Neves, Vindilino de Mattos Lima, Mário Vello Silvares e Edgar Cabral da Silva.

A Sede do município, nos últimos 20 anos, tem sofrido com o processo de erosão que destruiu grande parte do bairro Bugia e da orla marítima, e vive a expectativa de um projeto do Governo do Estado para abrir a licitação para a execução dos serviços, garantidos pelo governador Paulo Hartung em sua última visita à cidade, no dia cinco de abril.

Atualmente Conceição da Barra passa por um processo de evolução com a realização de inúmeras obras em vários pontos, tanto na Sede do município quanto nas localidades de Braço do Rio, como: Cobrayce, Sayonara e a própria Sede do Distrito, onde começou a funcionar um Pólo Empresarial, e obras nas áreas de saúde, educação e incentivo ao esporte, sem contar a valorização imobiliária que reflete nos investimentos que o município recebe, como a restauração de 18 quilômetros da Rodovia Adolpho Serra, que liga a Sede à BR-101 que corta o País de Norte a Sul.

Outro aspecto que têm comprovado a recuperação econômica de Conceição da Barra são os investimentos nas áreas de pesca, agricultura e fruticultura, além da pecuária. Hoje o município conta com duas universidades, atendendo jovens e adultos em diversos cursos. É na Vila dos Pescadores que funciona a Universidade Aberta do Brasil.