25/09/2009 12h03 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Conceição da Barra comemora início das obras da Bugia

O prefeito Jorge Donati, o governador Paulo Hartung e seu vice, Ricardo Ferraço, foram recebidos com aplausos pelos barrenses na manhã desta quinta-feira (24/10), na solenidade que marcou o início das obras da Bugia.

Uma multidão de moradores comemorou a assinatura da ordem de serviço, realizada à beira-mar, e assistiu ao lançamento do primeiro caminhão de pedras, que oficializou o início de um projeto sonhado há 20 anos pela comunidade.

Estiveram presentes o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, o bispo de São Mateus, Dom Zanoni, o diretor em exercício do Departamento de Estradas de Rodagem, Élvio Sartório, deputados, prefeitos de cidades vizinhas e demais autoridades.

A aluna Sarah de Paula Prates, 5 anos, da Escola Menino Jesus, leu uma carta de agradecimento pela obra, emocionando o governador. O público presente também assistiu a uma apresentação de dança afro-contemporânea, da escola de balé do projeto municipal de dança.

O vice governador Ricardo Ferraço deu início aos pronunciamentos, expondo sua emoção em participar deste momento. “Esta obra é uma prova de que é possível construírmos o Espírito Santo que estamos sonhando. Demos o ponto de partida para resgatarmos o turismo e ampliarmos as oportunidades em Conceição da Barra”, disse.

“Viva a Bugia!”, comemora o prefeito Jorge Donati
O prefeito Jorge Donati não escondeu a emoção ao falar da importância que a obra da Bugia representa para os barrenses. “A nova Bugia chegou!”, comemora o prefeito que na ocasião, agradeceu ao governador Paulo Hartung pelo crédito e confiança nesta administração. “Uma nova Barra nasce com esta obra. Nossa gratidão será demonstrada através de ações. Estamos trabalhando para transfomar Conceição da Barra em um ambiente de progresso. Esta obra certamente vai mudar os rumos desta cidade, com o desenvolvimento do turismo, da pesca, setor imobiliário e logística”, destaca Jorge Donati.

Também fez uso da palavra, o representante do INPH, Roberto Machado.

“Esta é uma obra para o Brasil”, declara o governador Paulo Hartung
“A obra da Bugia é do tamanho do amor que os capibaxas e muitos brasileiros sentem por Conceição da Barra. Com este projeto, vamos intensificar a vocação turística deste município e gerar mais empregos e renda”, disse o governado Paulo Hartung.

Ele ressaltou o volume expressivo de recursos investidos nas obras de recuperação da Bugia. Hartung afirmou que as obras irão devolver a auto-estima e reforçam os laços de confiança entre a população e o Governo do Estado. O governador também destacou que as obras vão contribuir decisivamente para a revitalização do turismo no município.

Restauração
A formação arredondada dos quebra-mares tem por função suavizar o fluxo das correntes inibindo a formação de pontos perigosos para os usuários da praia. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos em modelagem matemática e em levantamentos realizados no local.

Conceitualmente a restauração da região será realizada com a reposição de areia ao longo de 1.700 metros de praia, contida por cinco estruturas de enrocamento, distribuídas de tal forma que permitam a restauração de uma faixa de praia suficientemente larga para propiciar balneabilidade.
A faixa de areia terá largura de aproximadamente 50 metros, o que é largo o suficiente para permitir que a praia seja freqüentada com conforto pelos banhistas. Para tanto, será depositado um volume aproximado de 1,1 milhões de metros cúbicos de areia para engordamento da faixa de areia.

Para a elaboração do projeto, foi realizado um detalhado e criterioso estudo que verificou o comportamento do clima de ondas na região desde o ano de 1991. Isso permitiu concluir que houve mudança no clima de ondas. Na década de 80, o transporte litorâneo era de norte para sul. Na década de 90, mudou de sul para norte. Esses fatores conjugados com ocupação da cidade e o aquecimento global (El Niño) provocaram forte crescimento na energia da onda.
Como conseqüência, houve mais transporte de material e destruição das casas construídas no estirâncio de praia (faixa de areia da praia).

É importante ressaltar que o estudo considerou o aumento do nível médio do mar em função do aquecimento global;

O projeto desenvolvido pelo INPH aponta a solução definitiva para estancar o processo erosivo; engordar a faixa de praia; melhorar a balneabilidade, oferecendo faixa de praia em torno de 40 metros.

As estruturas de enrocamento terão a finalidade principal de retenção das areias que serão depositadas entre elas e a linha de costa; proteção do litoral contra os ataques das ondas desde o espigão Sul até o quarto promontório ao norte.