02/05/2017 09h35 - Atualizado em 31/08/2018 09h42

Conceição da Barra em breve terá barragem com capacidade para armazenar 2,5 bilhões de litros de água

Mais uma importante ação de combate à crise hídrica logo estará em curso no município de Conceição da Barra: a construção de uma barragem que vai assegurar o abastecimento de água em todo o distrito de Braço do Rio. O projeto para a construção do reservatório foi apresentado no CRAS do Distrito, no último dia 28 de abril, pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), a Administração Municipal e a Usina Alcon.

Na explanação sobre a barragem, o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que o projeto e parte da área foram doados pela Alcon e as demais serão desapropriadas pela prefeitura. O reservatório que ficará localizado na bacia hidrográfica do Rio Itaúnas e vai armazenar água do Rio Preto do Norte, terá capacidade de armazenar 2,5 bilhões de litros de água com 104 hectares de área alagada. O suficiente para abastecer os 13 mil moradores de Braço do Rio por sete anos. Além desta, outras duas em assentamentos rurais serão construídas na cidade.

Além do secretário Octaciano Neto, o prefeito Francisco Vervloet, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Jonias Dionísio, os vereadores e demais gestores municipais também tiveram a honra de recepcionar o vice-governador César Colnago, o Deputado Estadual Gildevan Fernandes, o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, e diversas autoridades regionais e estaduais.

Diante das centenas de pessoas presentes no evento, o vice-governador salientou que tem trabalhado com prioridade sobre a questão do abastecimento de água, “porque sabemos dos desafios que os produtores rurais e suas famílias estão enfrentando por conta da estiagem”. Colnago também fez um lembrete aos presentes, convidando-os à preservação ambiental: “a construção das barragens é importante para a reservação da água, mas temos que cuidar das nascentes e do reflorestamento para garantir que a água escoe", frisou.

Octaciano destacou que as obras deverão se iniciar em um prazo de oito meses, tempo para realizar o licenciamento ambiental e licitação. A obra vai integrar o Programa Estadual de Construção de Barragens, que deve investir R$ 60 milhões até 2018 para a construção de 60 reservatórios de água em todo o Espírito Santo.