20/08/2009 12h06 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Conceição da Barra ganha CRAS Quilombola

Até o final deste ano, começa a ser construído no bairro Santana o 1º CRAS Quilombola do Espírito Santo. A unidade, que vai custar R$ 400 mil aos cofres do Governo do Estado, foi pleiteada pelo prefeito Jorge Donati, que defende o investimento da área social em benefício das famílias barrenses - sobretudo as negras - que se encontram em vulnerabilidade social.

O projeto da contrução do CRAS foi elaborado pela secretaria municipal de Ação Social, e entregue ao Governo do Estado no último dia 17. Conforme o secretário da pasta, Jorge Daniel de Assis, a obra tem início em dezembro deste ano com previsão para término em 11 meses. “O CRAS Quilombola será construído no bairro Santana, próximo ao Quilombo Novo. A unidade vai atender à 3,5 mil famílias pertencentes às comunidades de: Sapé do Norte de Angelim I, Angelim II, Angelim III, São Domingos, Coxi, Roda D água, Quilombo Novo, além do bairro Santana”, disse.

Com a instalação do Centro, o território Quilombola passará a usufruir dos serviços de proteção básica e inclusão social. Para o prefeito Jorge Donati, o projeto é está em consonância com o plano de governo municipal. “O CRAS vai proporcionar o resgate e a valorização da cultura negra para a população de Conceição da Barra, e revelará a importância deste grupo à socidade”.

Algumas atividades prioritárias que serão oferecidas pelo CRAS Quilombola já foram definidas. Os cursos foram escolhidos pelas próprias comunidades e vão atender diretamente às demandas dos grupos, pois estão ligadas tipicamente à cultura negra, de acordo com o secretário de Ação Social Jorge Daniel. “Oficinas de renda, taboas e tapioca já estão garantidas no Centro. Também vamos atender às famílias com cursos de inclusão digital e geração de renda”, destaca.

As famílias sereão assistidas ainda com os programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (para idosos acima de 65 anos ou deficientes físicos, cujo salário familiar per capita seja igual a um quarto do salário mínimo).

O terreno que sediará o CRAS Quilombola está localizado próximo à rodovia que dá acesso à cidade. O espaço foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Conceição da Barra.