Como forma de promover um trabalho focado na identificação dos portadores de doenças como hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra reativou o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus (Hiperdia).
O hiperdia está sendo coordenado pela nutricionista Caroline Magalhães Zordan que foi contratada pela administração com a finalidade de promover, dentre outras atividades, a retomada do programa, com a intenção de cadastrar e acompanhar os hipertensos e diabéticos de Conceição da Barra.
De acordo com Caroline, no município existem atualmente 2.304 hipertensos e 465 diabéticos. Esses dados foram obtidos através do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB-2008).
Para obter essas informações agentes comunitários juntamente com enfermeiras de cada unidade do Programa de Saúde da Família percorrem as casas para promover o cadastramento. Caroline explicou que esse cadastramento pode ser feito também nas Unidades de Saúde desde que o portador das doenças se dirigia a estes locais.
Em Conceição da Barra existe Unidades de Saúde da Família em Braço do Rio, Sayonara, Cobraice, Santana, Vila dos Pescadores, Marcílio Dias e Vila de Itaúnas. Depois do cadastramento é feito o acompanhamento destes pacientes que recebem orientação do médico e da nutricionista, bem como os medicamentos.
A hipertensão arterial e o diabetes mellitus constituem os principais fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório. Entre suas complicações mais freqüentes decorrentes encontram-se o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência Cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva, os abortos e as mortes perinatais.