24/04/2008 06h10 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

Conceição da Barra recepciona expedicionários pró-rio São Mateus

Recepcionados pelo prefeito de Conceição da Barra e de São Mateus, os participantes da Expedição Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus, chegaram ao seu destino final neste sábado, 19 de abril e foram surpreendidos pelo envolvimento da comunidade barrense em torno do gesto que tem por objetivo a elaboração de um livro e um DVD, mostrando a realidade dos 26 municípios entre Espírito Santo e Minas Gerais, que fazem parte da Bacia Hidrográfica e o descaso para com a sua preservação, elementos que serão utilizados na defesa da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus.

Além de representantes da sociedade barrense, dos prefeitos de Conceição da Barra e São Mateus, o evento que aconteceu nas dependências da UAB – Universidade Aberta do Brasil contou também com a participação de Denise Lima Rabelo (Iema), Sônia de Souza Lima (IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas), José Carlos de Carvalho (secretário estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais), Alice Lorentz de Faria Godinho (Movimento Pró-Rio de Todos os Santos e Mucuri), Catatau (presidente do movimento Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus – Minas Gerais); José Luiz Leite (presidente da Adesama – Associação de Defesa Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus), Mestre Militão (presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São José), José Fernandes (presidente da Mesovales), dos secretários municipais de Gabinete, Administração, Desenvolvimento, Educação e Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Conceição da Barra.

A expedição teve seu início no dia 14, na cidade mineira de Itambacuri (onde se localizam as duas nascentes do rio) e contou com cerca de 50 participantes, terminando em Conceição da Barra, onde o rio desemboca no oceano Atlântico: “A gente começa expedicionário e termina irmão”, disse Catatau presidente do movimento que pretende criar o Comitê, por Minas Gerais, opinião que teve a anuência de José Luis Leite, presidente do mesmo movimento no Espírito Santo e que acumula o cargo de presidente da Adersama (Associação de Defesa Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus).

A chegada dos expedicionários foi no cais do rio Cricaré, onde foram saudados por secretários municipais, populares e o grupo folclórico Jongo de São Bartolomeu, que os acompanhou até o auditório da Universidade Aberta do Brasil, na Vila dos Pescadores, onde puderam ouvir a poesia “Minha Musa Inspiradora”, do poeta barrense Salomão da Silva Pinto, numa homenagem a Conceição da Barra e o rio São Mateus, carinhosamente chamado pelos barrenses de rio Cricaré.

Em seus discursos, os prefeitos de Conceição da Barra e São Mateus falaram da importância do gesto dos expedicionários, cujo trabalho já vem sendo desenvolvido desde 2001 com a finalidade de criar o Comitê e estabelecer uma política governamental de proteção ao importante rio e os efeitos negativos causados, sobretudo aos dois municípios, em função da ausência de uma política exclusiva de preservação.

“Em Guriri, temos um sério problema com a salinização da água, resultante da seca provocada pela agressão ao rio São Mateus e que deixa a população sem condições de sequer utilizar a água para fazer comida”, alertou o prefeito de São Mateus, referindo-se ao rio Mariricu, um dos afluentes do rio São Mateus, onde se capta água para o consumo no balneário. Já o prefeito de Conceição da Barra, falou do sofrimento do povo barrense, há mais de 20 anos, que vive o tormento de ver o mar invadindo a cidade, fenômeno provocado também pelas agressões ao rio São Mateus, em especial às suas nascentes. “Sonho que se sonha sozinho, não vira realidade”, disse o Prefeito Municipal, agradecendo aos responsáveis pela iniciativa em proteger o rio, depois de comentar a atitude cívica das crianças da Escola Municipal Ângelo Luis Sagrillo Smiderle, que elaboraram frases e fixaram nas paredes do auditório, homenageando os expedicionários.

Além das Prefeituras de São Mateus e Conceição da Barra, o governo do Estado de Minas Gerais e o governo do Estado do Espírito Santo, são parceiros imprescindíveis na luta pela preservação do rio São Mateus, que ainda conta com a preciosa participação da iniciativa privada, lembrada e enaltecida pelos organizadores do movimento durante a cerimônia, além dos Comitês de outras bacias, Ong’s, Institutos de Meio Ambiente, Polícia Ambiental, entre outros, todos dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, mutuamente comprometidos com a preservação do rio São Mateus.

Frases de impactantes:

Já os representantes de Comitês e Ong’s, sempre abordando as questões de preservação dos mananciais, se destacaram com frases como: “Um dos problemas ambientais é o individualismo.” (Denise Lima Rabelo – Iema); “A expedição nos faz conhecer a Bacia e as pessoas que vivem à sua margem”. (Sônia de Souza Lima – IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas); “O governo pode muito, mas não pode tudo.” (José Carlos de Carvalho – Secretário Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais); “A expedição não termina hoje. Ela irá continuar sempre.” (Alice Lorentz de Faria Godinho – Movimento Pró-Rio de Todos os Santos e Mucuri); “Nós começamos agradecendo a Deus e vamos terminar agradecendo a Ele aqui no fim da expedição.” (Catatau – presidente do movimento Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Mateus – Minas Gerais); e “Sonho que se sonha sozinho não vira realidade.” (prefeito de Conceição da Barra).

Redação/Carlos Quartezani