14/04/2010 13h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h53

Conceição da Barra sedia Seminário Quilombola em território capixaba

Aconteceu na última quinta-feira (08) o ‘I Seminário Quilombola do Território da Cidadania Norte Capixaba’ em Conceição da Barra. O evento aconteceu de 8h as 17h, no auditório da Secretaria de Educação (UAB) e teve o objetivo de conhecer e socializar as informações referentes às realidades e atuais situações das Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte.

O evento foi uma realização do colegiado do Conselho de Desenvolvimento do Território Norte do Espírito Santo – “Território da Cidadania” (Codetenes), através da Câmara Temática de Desenvolvimento Social, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Conceição da Barra.

O prefeito Jorge Donati disse que ficou feliz e orgulhoso por Conceição da Barra ter sediado o Seminário. “Acredito que neste seminário muito pode ser debatido, não adianta vir acreditando que sua verdade é absoluta, várias pessoas estão aqui e possuem opiniões e razões diferentes. O debate é fundamental”, disse Jorge Donati.

Rita de Cássia Paiva de Carvalho, Chefe da Seção de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, também destacou a importância da informação no seminário. “O importante neste seminário é levar o conhecimento às comunidades Quilombolas, dos seus direitos e informando a situação dos processos da regularização dos territórios Quilombolas”, lembrou Rita.

No decorrer do evento, os palestrantes puderam passar várias informações aos presentes. Também houve momentos para o público tirar suas dúvidas e fazer perguntas. No final do seminário o grupo folclórico Reis de Boi Mirim, da Escola EMEF Astrogildo Carneiro Setúbal, fez uma apresentação.

Mais de cem pessoas participaram do evento, incluindo membros do Território da Cidadania Norte do Espírito Santo, lideranças das comunidades Quilombolas do Sapê do Norte (Conceição da Barra e São Mateus), além das autoridades do Poder Público Estadual e Municípios de Conceição da Barra e São Mateus. Os Deputados Estaduais Paulo Roberto e Freitas, o vereador Robertinho, de São Mateus; o presidente da Câmara de Conceição da Barra, Ângelo César Figueiredo (Anjinho), também marcaram presença no evento.

Houve palestras com Roberto Rainha, que é Advogado da Rede Social de Direitos; Givania Maria da Silva, Coordenadora Nacional do Programa de Regularização de Territórios Quilombolas – Incra-DF; Geronimo Brumatti, Superintendente do Incra-ES; Domingos Firmiano dos Santos (Chapoca), Comissão Quilombola do Sapê do Norte; Osvaldo Martins de Oliveira, Antropólogo – Ufes.