19/12/2016 07h02 - Atualizado em 31/08/2018 09h41

Cortejo celebra centenário de Hermógenes Lima da Fonseca, em Conceição da Barra

Um dos mais ilustres filhos de Conceição da Barra, o folclorista e escritor Hermógenes Lima da Fonseca, foi homenageado no último sábado, dia 17 de dezembro, com a realização de um cortejo, em celebração aos cem anos do seu nascimento. Mestre Armojo, como era conhecido o folclorista, foi responsável pela ampla divulgação da cultura barrense e capixaba em todo o território nacional.

Representantes das principais manifestações culturais do município participaram do cortejo realizado pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As ruas barrenses receberam o colorido multifacetado do Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Alardo de São Sebastião e das Pastorinhas. Além dos grupos tradicionais, as crianças do Projeto Cultura nas Escolas também participaram da homenagem.

QUEM FOI HERMÓGENES
Nascido em 12 de dezembro de 1916, no distrito de Itaúnas, Conceição da Barra, Hermógenes viveu 79 anos, falecendo em 15 de maio de 1996, em Vila Velha. Como escritor, foi autor de vários livros, abordando especialmente a cultura popular em forma de contos, crônicas e ensaios. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.

Pela reconhecida contribuição do escritor barrense para cultura do estado do Espírito Santo, a Secult instituiu o Prêmio Mestre Armojo de Cultura Capixaba, anualmente concedido aos mestres da cultura popular.