26/03/2013 13h55 - Atualizado em 31/08/2018 09h56

DEFESA CIVIL MUNICIPAL MONITORA PROTESTO EM BRAÇO DO RIO

Por determinação do prefeito Jorginho Donati, a Administração Municipal acompanhou ontem (25/03/2013), através do Gestor de Defesa Civil do município, Jalmas Greis, o movimento pacífico realizado pelos moradores do Distrito de Braço do Rio, em protesto pela demora na solução do problema da passarela de pedestres, interditada desde Setembro de 2011.

O movimento, que interrompeu o tráfego de veículos em ambos os sentidos, na BR-101, entrada para o Distrito de Braço do Rio, seguiu com muita tranquilidade durante todo o período da manhã, quando, o superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes, no Espírito Santo, Halpher Luiggi Mônico Rosa, enviou documento às lideranças comunitárias, encabeçadas pela Associação de Moradores do Bairro Pinheiros, comprometendo-se a iniciar a reforma da passarela no dia 02 de Abril.

Diante disso, as lideranças do movimento resolveram concordar e aceitar a proposta, encerrando a atividade e liberando a pista. Embora houvesse um pequeno grupo de pessoas que tentou tumultuar o acordo, aproveitando o momento para promover baderna, a pista foi finalmente liberada por volta das 15 horas do mesmo dia.

TREVO DE BRAÇO DO RIO

Desde 2009 a Administração Municipal de Conceição da Barra vem manifestando preocupação com o acesso rodoviário ao Distrito de Braço do Rio. Tanto que em 2010 o prefeito Jorginho Donati enviou ao DNIT uma Planta Simplificada prevendo a implantação do Trevo de Acesso àquele Distrito. A solicitação tinha o objetivo de disciplinar o acesso ao referido Distrito que hoje comporta uma população estimada em 12 mil habitantes.

Localizado nas proximidades de duas grandes indústrias alcooleiras, entre duas das maiores indústrias de papel e celulose do mundo e às margens de uma das mais movimentadas rodovias federais, o Distrito de Braço do Rio experimenta um acelerado desenvolvimento econômico, com o consequente aumento do fluxo de veículos e de pessoas.

Com bairros dispostos em ambas as margens da rodovia, o Distrito convive hoje com um alto índice de acidentes automobilísticos por conta da precariedade do acesso ao centro urbano. Levantamento estatístico feito pela Administração Municipal revela um fluxo diário de cerca de 4 mil veículos entrando ou saindo de Braço do Rio.

PASSARELA FOI INTERDITADA EM 2011

Nesse mesmo plano está a passarela para pedestres. Deteriorada devido à ação do tempo ela foi interditada pela Defesa Civil do Município e Corpo de Bombeiros, agravando ainda mais a situação do trânsito de pessoas e veículos no local.

Vários ofícios foram enviados ao DNIT, bem como realizadas reuniões entre o prefeito Jorginho Donati, sua equipe e dirigentes daquele órgão do Ministério dos Transportes, visando solucionar o problema.

Com o aumento do perigo representado para os pedestres, a Prefeitura achou melhor interditar a passarela, com base em laudos técnicos da Defesa Civil do Município e do Corpo de Bombeiros. O próprio DNIT providenciou a colocação de sinalização e redutores de velocidade no local, para facilitar a travessia dos pedestres. A solução era paliativa, até que se promovesse a retirada, ou reforma da passarela, o que ainda não aconteceu.

Além do perigo representado para os pedestres, a passarela de Braço do Rio corre o risco de desabar sobre a pista e provocar grave acidente, tendo em vista que é grande o fluxo de veículos que transitam nos dois sentidos diariamente, inclusive muitos ônibus com passageiros. Todas essas preocupações foram levadas ao DNIT, ao mesmo tempo em que os moradores procuraram o Ministério Público Federal, em São Mateus, o qual acionou e deu prazo para o órgão do Ministério dos Transportes solucionar o problema da passarela.

Para a Administração Municipal apenas a recuperação ou troca da passarela não irá solucionar de forma segura e definitiva o problema do acesso a Braço do Rio, o que só irá ocorrer com a implantação do Trevo de Acesso àquele Distrito.