20/11/2014 07h56 - Atualizado em 31/08/2018 09h34

Dia da Consciência Negra celebra a luta dos quilombolas no Brasil


O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, numa homenagem ao maior líder quilombola do Brasil: Zumbi dos Palmares. O grande herói negro esteve à frente da luta pela libertação dos escravos por 25 anos, até que em 20 de novembro de 1695 foi encontrado, preso e degolado, tornando-se símbolo da resistência negra até os dias atuais.

Em Conceição da Barra a data é celebrada com atividades nas escolas e nas comunidades quilombolas do município, numa clara referência aos heróis negros que construíram a história da região, pois foi com a rica contribuição dos escravos e dos remanescentes dos quilombos que a identidade do povo barrense se moldou. Na construção diária dos hábitos e costumes locais, destacam-se a gastronomia à base dos derivados de mandioca, as brincadeiras de roda, as manifestações folclóricas e as estórias fantásticas de personagens como Silvestre Nagô, Benedito Meia-Légua, Negro Rugério, entre muitos outros.

Negro Rugério, grande líder barrense fundou, em Santana, o Quilombo do Morro, comunidade que reuniu cerca de 40 escravos fugitivos e se tornou um dos mais importantes centros produtores de farinha de mandioca do mundo, no final do século XIX. De lá para cá, as contribuições dos povos quilombolas para o desenvolvimento cultural e econômico do município jamais cessou. Por isso, a Administração Municipal transmite os seus cumprimentos a todos que continuam a lutar pelo respeito e preservação dos elementos de matriz africana, buscando direitos e igualdade de oportunidades.