28/05/2015 08h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h37

Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado com ação ambiental no município

A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) vem desenvolvendo importantes ações de Educação Ambiental nas escolas municipais localizadas no entorno da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB) e do Parque Estadual de Itaúnas (PEI). Durante os meses de abril e maio, por exemplo, foram abordados temas alusivos à Mata Atlântica nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. As atividades realizadas resultaram numa ação de plantio de árvores nativas pelos alunos, no Distrito do Cricaré, na última terça-feira (26), véspera do Dia Nacional da Mata Atlântica.

A data é comemorada no dia 27 de maio e tem o objetivo de atrair a atenção das pessoas para a necessidade de conter os desmatamentos, recuperar áreas degradadas, e ampliar áreas protegidas. “Apenas com a sensibilização das pessoas para a necessidade urgente de mudanças de comportamento e a adoção de atitudes mais conscientes relacionadas ao meio ambiente, será possível transformar o mundo de uma forma sustentável”, defende o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, André Tebaldi.

A Mata Atlântica consiste em uma cobertura florestal que percorre a cadeia montanhosa litorânea paralela ao Oceano Atlântico, abrangendo parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, leste do Paraguai, Missiones na Argentina, além de uma pequena faixa de divisa com o Uruguai. Dados do Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica dão conta que a área brasileira, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha e diversas ilhotas, se caracteriza como o terceiro maior bioma nacional, logo após a Amazônia e o Cerrado.

De acordo com o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, “atualmente restam apenas 8% da área original de Mata Atlântica que estava originalmente em 17 estados brasileiros e 3.400 municípios”. Hoje, 70% da população brasileira reside no território que um dia foi ocupado pela Mata Atlântica, segundo Mantovani.