09/07/2010 07h54 - Atualizado em 31/08/2018 09h54

Educação realiza encontro para repassar resultados de avaliações do Paebes Alfa 2009 2ª Onda, do Programa Circuito Campeão 2010 e IDEB 2009

Aconteceu nesta quarta-feira (07), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME), o Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a equipe pedagógica da SEME.

O encontro teve como objetivo repassar os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica (Paebes) e o Paebes-Alfa 2009 - 2ª Onda de Avaliações que revelaram os níveis de Padrões de Desempenho das escolas e das turmas de 1º, 2º e 3º anos.

No encontro também foi divulgado os resultados das primeiras avaliações de 2010 do Programa Circuito Campeão.

Houve também o repasse dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009. O IDEB foi criado em 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado e o desempenho de alunos das turmas de 4ª série e 8ª série em Língua Portuguesa e Matemática.

O índice leva em consideração as notas das avaliações da Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação nas escolas. Ele varia de 0 a 10 e é conferido a cada dois anos. O IDEB atribui uma nota para cada escola, assim como para as redes municipais e estaduais.

A Secretária Municipal de Educação, Adélia Marchiori, esteve presente no encontro e disse estar otimista quanto aos resultados do município. “Ao analisar detalhadamente os índices de cada escola, estou otimista, pois houve um acréscimo no índice dos anos iniciais (que em 2007 era de 4,3 e passou para 4,4)”, afirmou a secretária.

Já os anos finais, onde o município apresentou uma queda no índice (que era de 4,1 e passou para 3,8). Adélia ressaltou que tiveram algumas escolas que participaram pela primeira vez da Avaliação e houve uma oscilação nos índices das escolas onde algumas cresceram e outras diminuíram, acarretando esse resultado, mas nada que não possa ser modificado e melhorado.

“A meta do IDEB para 2022 é chegar à pontuação seis. Temos um desafio pela frente. Continuaremos trabalhando com determinação para oferecer aos nossos alunos uma educação pública de qualidade, garantindo sua permanência na escola e fazendo com que o mesmo seja um sucesso”, concluiu Adélia Marchiori.