23/11/2010 14h33 - Atualizado em 31/08/2018 09h55

Equipe do Ministério da Educação, Fibria e Instituto Votorantim visitam município para mobilização na educação e entrega de prêmios para alunos

A prefeitura de Conceição da Barra em parceria com a Fibria e o Instituto Votorantim realizaram, no dia 11 de novembro, um evento para abordar dois momentos importantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação:

- Diálogo sobre políticas públicas da educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR) – que contou com a presença da equipe técnica do Ministério da Educação (MEC).

- Palestra sobre mobilização social pela educação – ministrada pela assessora especial do Ministro da Educação, Linda Goulart.

Mobilização pela qualidade na educação

O projeto Parceria Votorantim pela Educação, por meio da Fibria, têm como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio de palestras, com os gestores da educação e pais; para que eles também acompanhem o rendimento escolar dos filhos. Assim decidiu fazer encontros regionais para diagnosticar problemas e atender as cidades participantes e também as vizinhas

No último dia 11 a equipe do Projeto Parceria, esteve em Conceição da Barra com Luiz Hudson, coordenador de Apoio aos Sistemas de Educação Básica do MEC e Linda Goulart, assessora do Ministro da Educação Fernando Haddad.
Prefeitos e assessores de municípios de: Pinheiros, Boa Esperança, Ecoporanga, Montanha, São Mateus entre outros estiveram presentes no encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação. “Agradeço a Fibria e ao Instituto Votorantim por esta grande iniciativa. Formamos uma parceria forte para a melhoria da qualidade da educação”, disse Adélia Marchiori secretária de Educação do Município.

Na abertura do evento houve apresentação folclórica “Reis de Bois Mirim”, da EMEF Pref. Astrogildo Carneiro Setubal. Para Sebastião da Cruz, Gerente de Silvicultura e Fomento da Fibria a educação melhora a qualidade de vida das comunidades e em seu entorno. “Quando você educa e capacita a vida das pessoas melhora”, diz.

Houve a participação de um técnico do MEC para tirar dúvidas sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), Luiz Hudson, coordenador de Apoio aos Sistemas de Educação Básica do MEC. Ele disse que o objetivo é que a educação chegue a todos e para isso temos o desafio de acabar com as desigualdades sociais, falou também sobre os índices anteriores de acesso a educação fundamental e como esses índices estão crescendo hoje.

Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação, ressaltou que a política elaborada pelo MEC só se concretiza se os estados e municípios assumirem e se as escolas participarem. “Não adianta elaborarmos o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), se a sociedade não tiver a educação como valor”, disse, destacando que é necessário que toda a comunidade acompanhe o que os gestores estão fazendo e participem ativamente. “Precisamos tornar pública e escola pública e a gestão pública”, concluiu.

O prefeito Jorge Donati participou do encontro e afirmou a importância desses projetos para a socialização entre os secretários que são os responsáveis pela educação. “Para uma sociedade melhor temos que, primordialmente pensar na educação, quero fazer da educação a vertente da inclusão social. Não se faz política social sem educação”, disse o prefeito.

Entrega de prêmios

No período da tarde o evento aconteceu no auditório do Hotel Barramar, onde professores, diretores e famílias se reuniram para discutir a importância da participação da família e comunidade para a conquista de uma educação pública de qualidade.

Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, que também contou com a presença dos representantes do Instituto Votorantim e do MEC, além de outros parceiros locais, como a Fundação Otacílio Coser.

Houve também a entrega do prêmio para os alunos vencedores do Concurso ‘Tempos de Escola’, em que a estudante Danielle Rodrigues Alves de Oliveira, do 9º ano do ensino fundamental, da escola João Bastos Bernardo Vieira foi homenageada, juntamente com a diretora Alva Barcelos Zordan, e o professor de Língua Portuguesa, Udrean Lemos da Costa.

O aluno Natan Agustine foi o vencedor da cidade de Vila Valério, 9º ano do ensino fundamental, da escola Maria Luiza Jorge dos Reis. Além do estudante, também receberam prêmios a diretora Arinete Capucho e a professora de Língua Portuguesa, Consuela da Silva Dias, que orientou o aluno nesse trabalho.

Danielle disse que gostou de participar do trabalho desenvolvido na escola. A aluna também contou que gosta de escrever, gosta das aulas de Língua Portuguesa, e tem afinidade com a maioria dos professores. “Quando cheguei na escola havia uma faixa enorme nos parabenizando (a aluna e o professor). Essa redação foi uma forma de expor meu pensamento. A importância da educação para a pessoa”, disse Danielle.

Para a diretora da Escola João Bastos, Alva Zordan Barcelos, o sentimento é de orgulho. “É gratificante sabermos que a escola está trabalhando de acordo com nossas metas. Os alunos praticam bastante e temos trabalhos maravilhosos. A escola se anima com a premiação”, finalizou a diretora.