15/10/2009 13h02 - Atualizado em 31/08/2018 09h51

Esgotamento sanitário em Itaúnas: mais um presente para a Barra no aniversário de 118 anos

“Estamos vivendo um momento maravilhoso em Conceição da Barra. Em menos de um mês, iniciamos duas importantes obras que vão garantir a melhoria da imagem do turismo e promover uma melhor qualidade de vida aos moradores de Itaúnas”, anunciou o prefeito Jorge Donati durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de esgotamento sanitário da vila.
O encontro aconteceu hoje (15/10) pela manhã, na praça da igreja de Itaúnas, e contou com a presença do ministro do Turismo Luiz Barreto, do vice-governador Ricardo Ferraço, secretário de Estado do Turismo, Marcus Vicente, presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, entre outros convidados.
O prefeito Jorge Donati revelou sua emoção em participar deste momento de progresso e parcerias consolidadas com o governo estadual e federal. “Conceição da Barra completa neste mês 118 anos e tem muito para comemorar. Primeiro, em função da obra da Bugia, um investimento de R$ 45 milhões, cujas obras, aguardadas por duas décadas, tiveram início no dia 24 de setembro. Agora serão aplicados mais R$ 4,5 milhões, provenientes de convênio entre o Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), garantindo a valorização e preservação dos nossos recursos naturais”, completa o prefeito.
O tratamento do esgoto de Itaúnas vai potencializar a vocação turística da Vila, que conta com uma estrutura hoteleira de 55 pousadas. O local possui cerca de 1,3 mil habitantes e nos períodos de alta temporada a população dobra.
Oportunidade e respeito com o meio ambiente
"O Turismo é fonte de emprego, trabalho e oportunidades. Esse investimento que confirmamos aqui hoje tem a capacidade de melhorar muito as condições para receber com qualidade os visitantes e, fundamentalmente, melhorar a qualidade de vida dos capixabas de Itaúnas. Com uma infraestrutura adequada de saneamento, uma série de benefícios são gerados", destaca o vice-governador, Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.
Durante a solenidade, o ministro de Turismo, Luis Eduardo Barreto, disse que Itaúnas é porta de entrada importante para o turismo nacional. Ele ressaltou ainda que investir em saneamento é preservar o futuro. “Estamos aqui hoje projetando um destino político importante com desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida.”
O secretário estadual de Turismo, Marcus Vicente, lembrou que as obras de esgotamento sanitário são fundamentais para a vida das pessoas e para o turismo do município. “Itaúnas será um atrativo importante para o Brasil, com 100% de seu esgoto coletado e tratado”, afirmou.

A obra
Para garantir a coleta e tratamento do esgoto em Itaúnas, a Cesan vai implantar mais de 856 ligações prediais e 13 quilômetros de redes coletoras para que os resíduos sanitários cheguem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com a infraestrutura adequada, será possível acabar com as fossas que contaminam o lençol freático e com o lançamento de esgoto in natura no rio Itaúnas, contribuindo para a preservação do rio e do Parque Estadual Dunas de Itaúnas.
Por gravidade, o esgoto será levado até três estações elevatórias, dimensionadas para bombear a vazão máxima do dia com maior volume de geração de esgoto, evitando sobrecarga do sistema nos períodos de temporada, e por meio de uma tubulação emissária de mais de 800 metros, chegará à ETE
O modelo adotado para o tratamento de esgoto de Itaúnas é composto por reator anaeróbico, manta de lodo, dois biofiltros aerados e decantadores. O sistema terá capacidade para remover até 95% da carga orgânica do esgoto sanitário.
Localizada na Região Turística do Verde e das Águas, a Vila de Itaúnas é um dos mais belos pontos turísticos do Espírito Santo. As principais atrações são o folclore (Ticumbi e forró pé-de-serra), a praia com dunas de até 30 metros de altura e o Parque Estadual de Itaúnas, que é tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Todo o complexo engloba 3,5 mil hectares e 25 Km de praias onde existem diversos ecossitemas (manguezais, restinga e alagados) e espécies ameaçadas de extinção.