Após o marcante feito na história municipal, com o início das obras do asfaltamento da Rodovia ES-010, estrada que liga a sede do Município de Conceição da Barra ao Distrito de Itaúnas, o Governo do Estado do Espírito Santo, investe mais uma vez em uma importante obra de integração turística do Norte Capixaba. Agora é a vez da Travessia do Rio Cricaré, obra que vai interligar a sede do Município de Conceição da Barra às Vilas de Barreiras e Meleiras e a Guriri, no Município de São Mateus.
No último dia 23 de julho de 2018, a Administração Municipal de Conceição da Barra aprovou junto ao Governo Estadual, a obra de R$ 2,5 milhões, referente ao Projeto Executivo da Travessia do Cricaré, através da designação de dotação orçamentária e disponibilidade financeira em conta própria, para garantir a realização da obra, em final deste mandato do Executivo Estadual.
O edital está pronto, devendo ser publicado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca (SEAG), dentro dos próximos dias. A licitação deve ocorrer até o mês de setembro e as obras possivelmente terão início em janeiro de 2019.
Nesta sexta-feira (27), o Secretário de Estado da Agricultura, Ideraldo Lima, esteve em Conceição da Barra visitando a fundação dos dois atracadouros, etapa da obra já realizada pela Administração Municipal. As próximas fases da intervenção incluem a concretagem dos atracadouros, construção e pavimentação dos pátios de espera para estacionamento de veículos, implantação de rede elétrica, construção de infraestrutura administrativa, banheiros e bilheterias nas duas margens do rio. Além de todas essas estruturas, também está prevista a melhoria das vias de acesso aos dois atracadouros.
A Travessia do Rio Cricaré será uma grande conquista do Governo do Estado do Espírito Santo, da Administração Municipal, das comunidades de Meleiras e Barreiras e de todo Norte do Espírito Santo. O município fez uma concessão por 20 anos para uma empresa de navegação que operará a travessia com balsas que terão a capacidade inicial de transportar até 20 veículos por viagem. A concessionária que venceu o certame do Chamamento Público foi uma empresa com experiência no setor e que hoje opera a Travessia de Porto Seguro.
Quando implantada, a travessia irá proporcionar melhores índices de desenvolvimento social e econômico, facilitar o acesso de médicos, coleta de resíduos e outras políticas públicas, favorecendo o turismo ecológico e, principalmente, o tráfego de moradores do Distrito do Cricaré e da Sede, sem a necessidade de atravessar toda a extensão urbana do município de São Mateus.
Desta forma, haverá redução no custo e no tempo de locomoção entre a Sede e o Distrito do Cricaré. Hoje, o deslocamento da Sede até a comunidade de Meleiras, por exemplo, tem um tempo estimado de uma hora e quarenta minutos, havendo a necessidade de percorrer cerca de 70 quilômetros. Quando o transporte aquaviário estiver em operação, o tempo de travessia será de oito minutos, contados a partir do embarque.