30/09/2008 12h36 - Atualizado em 31/08/2018 09h48

Explosão imobiliária aquece o mercado de Conceição da Barra

Conceição da Barra – Imóveis valorizados entre 30% e 100% em menos de um ano e meio, aluguéis com contratos anuais com registro do aumento que varia entre 30% e 40% são alguns dos indicadores que aponta Conceição da Barra como o município que mais cresce no Norte do Estado. Também ocorre aumento na procura de terrenos e casas para compra. A constatação é feita por corretores de imóveis da cidade.

As corretoras, Amélia Generoso, da Corretora Amélia, e Ana, da Corretora Ana Imóveis, atribuem a grande procura por imóveis e o crescimento econômico da cidade aos investimentos com obras e projetos que o prefeito Manoel Pé de Boi tem desenvolvido ao longo dos últimos três anos de sua administração. Outro fator apontado pelas corretoras é a expectativa pelo início da recuperação da orla marítima da cidade e do bairro Bugia, levando-se ainda em consideração a construção do complexo educacional da Ufes, no bairro Litorâneo, em São Mateus, local próximo ao balneário de Conceição da Barra.

Mas o fenômeno não se restringe apenas à Sede do município. No Distrito de Braço do Rio também está sendo constatado o mesmo fenômeno: crescimento na circulação de dinheiro, diariamente com a chegada de indústrias, atraídas pelo incentivo oferecido pela administração municipal, responsável pela implantação do Pólo Empresarial da Cobraice, e onde estão instaladas e funcionando três empresas, sendo que outras duas estão na iminência de serem inauguradas.

A valorização e procura de imóveis na Sede e no Distrito de Braço do Rio têm chamado a atenção de outro seguimento que está diretamente atrelado ao crescimento de um município: o bancário. Desde o início do mês de agosto, o Pronto Atendimento Bancário do Banestes (PAB) foi elevado à Agência Bancária, aumentando em uma hora o atendimento à população daquela localidade. “O movimento aqui é do início ao final do mês”, disse a gerente Margarete Nunes Tonani, adiantando que a futura sede ampliada do Banestes deverá ser inaugurada no início de janeiro.

Também de olho no crescimento econômico em Braço do Rio – com a chegada de empresas e o próprio movimento diário da população –, a Caixa Econômica Federal que possui um Posto de Correspondente Bancário (PCB) atendendo nas dependências do supermercado Siqueira, em frente ao Mercado Municipal, já estuda um novo local para a implantação de outro PCB para o atendimento aos clientes.

Itaúnas, por ser um Distrito de grande fluxo turístico, o mercado imobiliário local apresenta um diferencial da Sede e do Distrito de Braço do Rio onde os investimentos são, em sua maioria, de capital estrangeiro. É comum americanos e europeus adquirirem imóveis na Vila de Itaúnas para passar temporadas.