21/08/2007 15h07 - Atualizado em 31/08/2018 09h21

Festival de Folclore terá três noites de folia

Mais de 450 brincantes vão estrelar três noites de alegria em Conceição da Barra. É o VII Festival do Folclore, promovido pela Associação de Folclore, entre os dias 24 e 26 de agosto, que terá sua abertura na sexta-feira, junto à Comunidade de São Bartolomeu, no Morro do Quilombo de Negro Rugério. No sábado e no domingo, o evento acontece em frente à Prefeitura, a partir das 15:00 horas quando as escolas da rede municipal se revezam nas apresentações, aquecendo o público para os folguedos oficiais, logo mais à noite.
Durante as três noites, 13 grupos locais, representando cinco folguedos - Ticumbi, Reis de Boi, Jongo, Alardo e Pastorinhas - irão se apresentar no maior desfile da tradição capixaba. O evento conta ainda com as participações especiais de duas Bandas de Congo - uma da Serra e outra de Aracruz, e do Jongo de São Benedito, de São Mateus, magistralmente comandado pela mestra Nega.
O VII Festival de Folclore conta com apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Turismo, que dão suporte logístico ao evento e também tem o patrocínio do Sebrae-ES. “A Secretaria de Educação está envolvida com todas as nossas escolas neste trabalho de preservação da cultura local, criando nos alunos o gosto pelas tradições”, afirma a secretária Alécia Maria Toscano. Durante a semana que antecede as apresentações, mestres das diversas brincadeiras visitam as escolas, levando informações detalhadas sobre cada folguedo. “Os mestres Tertolino Balbino, Antônio Conceição e Anísio percorrem as escolas e estimulam a formação de diversos grupos folclóricos mirins”, informa o tesoureiro da Associação, Jonas Balbino. Para os membros da entidade, a formação de novos grupos é o principal ganho proporcionado pelo evento.
Porém, o presidente da Associação, Tertolino Balbino, o mestre Terto, ressalta a importância deste momento para os brincantes. “Durante o Festival, familiares e velhos amigos se reencontram e um pode ver a brincadeira do outro. Isso traz muita alegria” - afirma o mestre do Ticumbi de São Benedito. Turistas de todo o Estado do Espírito Santo e pesquisadores de outras partes do País somam-se aos barrenses para compartilhar a força de uma tradição que rompe os séculos.
O misto entre manifestações culturais de origem africana e ibérica engrandece o VII Festival de Folclore de Conceição da Barra. Do conflito entre mouros e cristãos acontecido na Idade Média espanhola, representado na encenação do Alardo de São Sebastião, à mandala viva africana cadenciada num batuque eloqüente acompanhado a casacas nas rodas de Jongo em homenagem a São Bartolomeu, São Benedito ou São Sebastião, tudo é música, dança e devoção. Há ainda a doçura do Auto de Natal das Pastorinhas lusitanas, o eterno Baile de Congos de São Benedito, carinhosamente apelidado de Ticumbi e o matreiro versejar dos vaqueiros nos diversos Reis de Boi cantados para Santo Reis.