A equipe de fiscalização ambiental do município de Conceição da Barra devolveu aproximadamente 200 caranguejos-uçás aos manguezais, após abordagens feitas aos catadores de crustáceos durante o primeiro período de andada dos caranguejos. Também conhecida como período de defeso, a andada impede a captura dos animais porque é nessa época que ocorre o acasalamento e os crustáceos são mais facilmente capturados.
A ação foi realizada em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), através dos agentes da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APA-CB) e do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), com o apoio da Polícia Ambiental. A coleta, comercialização, transporte e consumo do caranguejo-uçá durante a andada, que acontece entre os meses de janeiro e abril, é proibido e passível de multa. Com a proibição, é possível manter a continuidade da espécie Ucides cordatus, nome científico do caranguejo-uçá.
Na primeira etapa do segundo período de andada, ocorrido entre os dias 02 e 08 de fevereiro, não houve apreensão de animais, um indício de que as atividades de educação ambiental, como a distribuição de cartazes e orientação de catadores, estão surtindo efeito. As próximas etapas da andada do caranguejo-uçá acontecem nas seguintes datas: de 16 a 22 de fevereiro (segunda etapa do 2º período); de 03 a 09 e de 18 a 24 de março (3º período); de 1º a 07 e de 17 a 23 de abril (4º e último período). Nestes intervalos, não haverá Declaração de Estoque ou Guia de Autorização para Transporte e Comércio do caranguejo-uçá.
Maiores informações – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: (27) 3762-1168.