15/05/2008 14h01 - Atualizado em 31/08/2018 09h47

Governador fala sobre o Novo Pedeag para a Rede Agricultura

Este “NOVO PEDEAG” – Plano Estratégico de Desenvolvimento
da Agricultura Capixaba, para o período 2007-2025, representa o reconhecimento
e a consolidação, por parte dos setores público e privado,
do segmento agrícola, e em especial dos produtores rurais, da importância do planejamento estratégico como ferramenta para a construção do futuro desejado no meio rural e para o agronegócio no Espírito Santo.
Destaca-se que o processo de construção do NOVO PEDEAG
recebeu aprimoramentos relativos à integração e participação dos vários atores e avançou em proposições regionais, considerando as características naturais, sociais e econômicas das diferentes regiões do Estado.
Isto foi possível com a incorporação dos documentos temáticos
discutidos em 25 oficinas e, principalmente, pelas oportunidades de negócios e proposições para o desenvolvimento regional sustentável, apresentadas e validadas nos 7 seminários regionais que envolveram representantes de todos os municípios.
Confirmando as expectativas quanto ao desafio do desenvolvimento
regional, este documento-síntese revela que há alternativas, com importantes diferenciações regionais, para aumentar as oportunidades de renda e inclusão social, considerando os vários segmentos de produtores rurais. Reafirma-se, neste sentido, a máxima de que “a busca do princípio da equidade impõe tratamento diferenciado para os desiguais”.
Mas é revelador considerar que todos os segmentos de produtores
rurais e suas famílias têm um propósito comum: alcançar a inclusão
social e melhores níveis de renda e bem-estar através do trabalho. Nem por isso podem ser esquecidos pelas políticas compensatórias e de incentivos ao desenvolvimento integral de suas famílias, especialmente os jovens rurais.
Ademais, o desafio de produzir, conservar e recuperar os recursos
naturais impõe esforços e convergências, uma vez que a maior restrição a enfrentar, daqui para o futuro, será a limitação da disponibilidade de água para fazer crescer a produção, nos padrões tecnológicos atuais.

2007 - 2025
NOVO PEDEAG
Melhorar a oferta de água e sua regularidade significa ampliar a
cobertura vegetal, com florestas econômicas e nativas, e melhorar a infraestrutura hídrica, para a regularização de vazões e, ao mesmo tempo, imprimir mais eficiência na conservação e uso dos recursos hídricos.
E este esforço não se restringe à agricultura e aos produtores rurais, mas a toda a sociedade capixaba, merecendo atenção especial as iniciativas públicas e privadas que levem em conta o manejo e o uso adequado do solo, das águas e das florestas, com perspectivas futuras de valoração dos recursos naturais e adoção de incentivos econômicos, a exemplo do pagamento por serviços ambientais.
Por fim, concluímos uma etapa importante: a elaboração do NOVO
PEDEAG. Não menos desafiador será sua implementação, que deverá reconhecer que este NOVO PEDEAG representa também uma agenda de compromissos dos Governos e da Sociedade.
Com esta agenda, precisamos ir às comunidades, às microbacias
hidrográficas, aos municípios e às regiões, para formular, em bases
locais e de forma participativa, as intervenções concertadas com todos os atores dos arranjos produtivos locais. Este é o novo desafio que nos cabe.

César Colnago
Secretário de Estado da Agricultura,