29/04/2008 14h32 - Atualizado em 31/08/2018 09h46

IEMA autoriza inicio da primeira etapa de obras da Bugia

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), através do Protocolo de nº 15.364/07, concedeu a Licença Prévia para a primeira etapa das obras de construção da barreira de contenção da Erosão e fixação da Foz do Rio Cricaré (rio São Mateus) em Conceição da Barra.
Esse é o início de um processo de recuperação de toda a orla, que a administração municipal vem buscando solução desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2005. O anúncio da liberação da licença prévia foi feito no meio da tarde desta terça-feira (29 de abril) e vem confirmar uma informação passada à população de Conceição da Barra pelo governador Paulo Hartung.
Quando da inauguração do trecho de 18 quilômetros de restauração da rodovia Adolpho Serra, dia cinco de abril, o governador anunciou de público que ainda neste primeiro semestre de 2008 estaria promovendo a licitação da obra. E a licença concedida pelo IEMA é o primeiro passo desta etapa.
Projeto
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Eduardo Antônio Manatto Gimenes apresentou à comunidade de Conceição da Barra, durante uma audiência no auditório do Fórum de Conceição da Barra dia 10 de agosto de 2007, o projeto de recuperação da orla e do bairro Bugia, elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária (INPH).

O projeto consiste na implantação de um espigão e quatro promotórios, também conhecidos como quebra mar para impedir o avanço do mar, como acontece toda vez de maré alta. Com a execução da obra, segundo o engenheiro, pelos próximos 100 anos não haverá risco de destruição da orla. “Vamos recuperar 50 metros de praia numa extensão de 1.700 metros de praia”, explicou o engenheiro na época.

Afirmou ainda que os técnicos do INPH definiram que serão necessários 180 mil metros cúbicos de pedra para a construção dos promotórios e o espigão, bem como a reposição de 1,2 milhões de metros cúbicos de areia para a recuperação total da praia. “Depois que esse trabalho estiver pronto, vai ser possível até implantar uma quadra de futebol de areia na orla de Conceição da Barra”, avisou Manatto.

O município já possui garantidos R$ 6 milhões, resultado de emenda da bancada em Brasília. Com esse dinheiro a administração vai ficar encarregada de comprar as pedras enquanto que o restante do custo da obra será de responsabilidade do Governo do Estado conforme adiantou o governador Paulo Hartung.