Um incêndio que teve início na tarde de quarta-feira, em Conceição da Barra, provocou transtornos para proprietários rurais da região da fazenda Paiol, na reserva do Parque Estadual de Itaúnas. Este é o segundo incêndio registrado na região que devastou uma grande área do parque, no mês de novembro e dezembro, com sérios prejuízos para a fauna e flora.
O período de longa estiagem está sendo apontado como a causa do incêndio iniciado na quarta-feira, e que vem destruindo a região da estrada de ferro, na fazenda Paiol. Como o local é de difícil acesso o Corpo de Bombeiros, de São Mateus, que chegou na propriedade atingida pelo fogo por volta das 15 horas, começou o trabalho de combate ao incêndio com relativa dificuldade, conforme revelou o sargento Evaristo.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pesca de Conceição da Barra providenciou um carro pipa e quatro operários para ajudar no combate ao incêndio. "Toda ajdua que vier é bem aceita", resumiu o sargento.
As propriedades mais atingidas são de Benedito Alves da Cunha e do falecido Gilberto Moura. Logo que detectou o incêndio Benedito tentou contê-lo com ajuda de moradores da região e chegou a recorrer a carros-pipas que custeou do próprio bolso, mas uma filha dele entrou em contato com a Prefeitura na tarde desta quinta-feira que acionou o Corpo de Bombeiros.
Por volta das 15h50 o sargento Evaristo informou que a situação estava contornada e que o fogo chegou a destruir meio hectare da fazenda. "Há risco de um eventual reaparecimento de focos do fogo devido ao mato estar bastante seco", explicou.