14/07/2009 06h49 - Atualizado em 31/08/2018 09h50

Instituto Ayrton Senna visita escolas da Barra

No último dia 26, a equipe da secretaria municipal de Educação de Conceição da Barra recebeu os técnicos do projeto Ayrton Senna, que vieram acompanhar de perto os programas "Se Liga", "Acelera" e "Gestão Nota 10" (GN 10).

As escolas Dr. Mário Vello Silvares, Angelo Luis Sagrilo Smiderle, Professora Deolinda Lage e João Bastos Bernando Vieira, foram as primeiras unidades a serem visitadas pelos técnicos Carlos Henrique Cibella (Gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna) e Cleneide Nunes (representante da Agência Robusta, contratada pelo Instituto para acompanhar os programas no município).

De acordo com a coordenadora do projeto Ayrton Senna na Barra, Margareth Salvador, a equipe do Instituto elogiou a organização. “A visita foi muito produtiva. Os alunos foram abordados nas salas de aula com perguntas referentes aos projetos do Instituto nos quais estão inseridos. O resultado do acompanhamento foi muito bom”, declarou a educadora.

A equipe do Instituto confirmou retorno ao município, para realizar o mesmo trabalho em outras escolas que também fazem parte do projeto. A data ainda não foi definida.

O Projeto
O Instituto Ayrton Senna, por meio de uma parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose e a Prefeitura Municipal de Conceição da Barra, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza o projeto Ayrton Senna, que está possibilitando um salto de qualidade na educação barrense.

O objeto desta parceria são os Programas implantados nas escolas públicas visando capacitar continuamente os profissionais da educação e as estratégias para incluir alunos que não conseguem o desempenho adequado nas séries iniciais do ensino fundamental.

“Os Programas “Gestão Nota 10” e o “Circuito Campeão”, por exemplo, estabelecem uma atitude de busca pela excelência na gestão escolar, capacitando diretores, coordenadores e demais profissionais no sentido de prevenir as distorções idade/série.

Já os Programas “Acelera Brasil” e “Se Liga”, têm por finalidade corrigir as distorções existentes, sem que se perca a qualidade no ensino fundamental”.

Os Programas foram implantados este ano e serão estendidos até 2011. São 19 escolas envolvidas e mais de 4 mil alunos, de 1ª a 8ª séries, além dos demais profissionais, beneficiados com a iniciativa. O projeto fornece livros de literatura, material dourado e alfabeto móvel.